Televisão

De volta à TV, Tom Cavalcante faz humor mais 'policiado' para evitar polêmicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com os caricatos Pitbicha e João Canabrava no currículo, Tom Cavalcante não sabe se alguns de seus maiores sucessos seriam, hoje, tão bem recebidos quanto no passado.

Prestes a voltar à TV no sitcom "#PartiuShopping", pensado "para toda a família", segundo ele, o humorista diz que passou a ser mais cuidadoso com as piadas para evitar ser vítima da patrulha do politicamente correto.

"Passei a me policiar. Se hoje eu fosse fazer o Pitbicha na TV, por exemplo, talvez houvesse uma reação ruim. Aquela época era um momento em que o Brasil estava muito relax", disse, durante evento de apresentação da nova atração, que será exibida pelo canal pago Multishow.

"Esse patrulhamento ficou muito chato."

Para Tom, a mudança é resultado de uma transformação no comportamento das pessoas, gerada pela internet, em que muitas vezes "elas opinam sobre o que nem sabem se posicionar".

Aliado a isso, há o conservadorismo. "A gente tem uma tradição de uma família conservadora no Brasil, que quer que o filho estude, seja doutor, case e tenha filhos. Temos que respeitar esse posicionamento, mas sem ficar de joelhos", afirma.


HUMOR POR HUMOR

No novo programa, o humorista interpreta Gildo, um segurança que acaba herdando todo o patrimônio do dono do shopping onde trabalha. Danielle Winits, Nany People e Monique Alfradique também estão no elenco.

O politicamente incorreto aparece, mas de uma forma "leve, divertida", no humorístico, ele diz. "Isso é diversão. É humor por humor."

"Por exemplo, hoje [durante gravação na segunda (1º)] interpretei um gay, mas sem nenhuma alfinetada, nenhum aspecto preconceituoso. Pelo contrário, com uma mensagem de que, para ser cor-de-rosa hoje, precisa ser muito macho para aguentar tanta pedrada."

Quando bem feito, o humor consegue subverter a expectativa de uma reação negativa e tratar de questões sociais importantes, avalia Tom. "Quando você aborda um tema polêmico no humor, dentro de uma linguagem contextualizada de diversão, você consegue chamar a atenção para aquele assunto."

O "#PartiuShopping" estreia no dia 15 de junho.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias