De volta à TV, Tom Cavalcante faz humor mais 'policiado' para evitar polêmicas
Com os caricatos Pitbicha e João Canabrava no currículo, Tom Cavalcante não sabe se alguns de seus maiores sucessos seriam, hoje, tão bem recebidos quanto no passado.
Prestes a voltar à TV no sitcom "#PartiuShopping", pensado "para toda a família", segundo ele, o humorista diz que passou a ser mais cuidadoso com as piadas para evitar ser vítima da patrulha do politicamente correto.
"Passei a me policiar. Se hoje eu fosse fazer o Pitbicha na TV, por exemplo, talvez houvesse uma reação ruim. Aquela época era um momento em que o Brasil estava muito relax", disse, durante evento de apresentação da nova atração, que será exibida pelo canal pago Multishow.
"Esse patrulhamento ficou muito chato."
Para Tom, a mudança é resultado de uma transformação no comportamento das pessoas, gerada pela internet, em que muitas vezes "elas opinam sobre o que nem sabem se posicionar".
Aliado a isso, há o conservadorismo. "A gente tem uma tradição de uma família conservadora no Brasil, que quer que o filho estude, seja doutor, case e tenha filhos. Temos que respeitar esse posicionamento, mas sem ficar de joelhos", afirma.
HUMOR POR HUMOR
No novo programa, o humorista interpreta Gildo, um segurança que acaba herdando todo o patrimônio do dono do shopping onde trabalha. Danielle Winits, Nany People e Monique Alfradique também estão no elenco.
O politicamente incorreto aparece, mas de uma forma "leve, divertida", no humorístico, ele diz. "Isso é diversão. É humor por humor."
"Por exemplo, hoje [durante gravação na segunda (1º)] interpretei um gay, mas sem nenhuma alfinetada, nenhum aspecto preconceituoso. Pelo contrário, com uma mensagem de que, para ser cor-de-rosa hoje, precisa ser muito macho para aguentar tanta pedrada."
Quando bem feito, o humor consegue subverter a expectativa de uma reação negativa e tratar de questões sociais importantes, avalia Tom. "Quando você aborda um tema polêmico no humor, dentro de uma linguagem contextualizada de diversão, você consegue chamar a atenção para aquele assunto."
O "#PartiuShopping" estreia no dia 15 de junho.
Comentários
Ver todos os comentários