Televisão

Walcyr Carrasco diz que 'Verdades Secretas' fará conservadores 'entenderem' as drogas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando estava na reta final de "Amor à Vida" (2013), Walcyr Carrasco recebeu um convite de Globo para escrever um texto inédito para a faixa das 23h, até então ocupada por remakes de novelas antigas. O autor aceitou o desafio e usou sua experiência como jornalista de moda para falar sobre o que acontece nos bastidores do mundo fashion.

O resultado é a novela "Verdades Secretas", que explora o submundo da prostituição de luxo e das drogas que existe dentro do ambiente da moda. Para compreender melhor esse cenário, Walcyr Carrasco foi a campo para fazer uma reportagem para si mesmo sobre o assunto, entrevistando profissionais do ramo, e ficou impressionado com as histórias que ouviu sobre os chamados "book rosa" e "book azul", listas de modelos femininos e masculinos que se envolvem na prostituição de luxo.

"Conversei com pessoas que são eventualmente bookers e até diretores de agências que disseram que tem sim o 'book rosa' e o 'book azul'. Tem histórias de meninas que demoraram seis meses para serem convencidas. Tá na hora de falar disso, de falar do universo do adolescente que tem a vontade de glamour, que tem a droga cercando", disse Carrasco.

A questão das drogas será abordada principalmente através de Larissa (Grazi Massafera), modelo veterana que vai ao fundo do poço por causa do vício em crack. O autor explica que ela não aparecerá consumindo entorpecentes, já que é uma regra da emissora não exibir esse tipo de cena, mas serão mostrados os efeitos colaterais e os riscos inerentes ao vício.


"A gente não mostra o consumo e o uso de droga. A gente mostra que vai usar, o efeito não positivo, mas evita mostrar o uso para não facilitar", afirmou o dramaturgo.

Ele não se preocupa com críticas conservadoras aos temas polêmicos tratados pela novela, a exemplo da campanha promovida nas redes sociais contra "Babilônia" pelos mesmos motivos. Inclusive o texto de "Verdades Secretas" já está praticamente concluído, com o penúltimo capítulo exatamente como o escritor havia planejado ao apresentar a trama, sem brechas para mudanças.

"Não tem essa onda de conservadorismo. Há conservadores que gritam mais forte e, por gritarem mais forte, assustam. Peço que os conservadores assistam à novela até o fim, por que acho que eles vão ficar extremamente satisfeitos. Vai dar a dica para o pai entender a droga, o filho entender a droga."

"Conservadores, vejam a novela até o final e vocês vão entender que, para mostrar a luz, tem que mostrar a escuridão", disse.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias