Televisão

Sucesso no SporTV, programa esportivo 'Extra Ordinários' continua após a Copa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De mesas redondas, em época de Copa, a TV está cheia. Mas como esta talvez você nunca tenha visto antes.

"Extra Ordinários" reúne cinco apresentadores que debatem, sem filtros ou roteiro, temas ligados ao Mundial, diz o diretor do SporTV, Raul Costa Júnior, que criou o programa e resolveu mantê-lo na grade do canal após o evento, aos domingos.

O resultado de tanta liberdade é uma grande confusão: o jornalista e colunista da Folha Xico Sá, o músico Paulo Miklos, a atriz Maitê Proença e o escritor Eduardo Bueno, além de um comediante do "Casseta e Planeta" a cada programa, comumente falam ao mesmo tempo, deixando o telespectador sem entender nada. Todos dizem ter noção de que a bagunça impera.

A espontaneidade sem limites já causou algumas saias justas. A maior delas até agora foi o comentário de Bueno sobre a região Nordeste. Ao falar sobre a seleção da Holanda, lembrou o período em que o explorador Maurício de Nassau esteve em Pernambuco e se referiu à região como "a bosta do Nordeste". O termo gerou revolta na internet e levou o escritor a "resolver o problema" com um "chilique" friamente planejado.

Crédito: Rodrigo Castro/Divulgação Da esq. para a dir., os apresentadores Xico Sá, Claudio Manoel, Paulo Miklos, Maitê Proença e Eduardo Bueno, o Peninha
Da esq. para a dir., Xico Sá, Claudio Manoel, Paulo Miklos, Maitê Proença e Eduardo Bueno, o Peninha

"Ninguém sabia o que eu ia fazer. Eu me comportei de maneira mais normal e pedi os últimos três minutos do programa. Falei que o Nordeste é uma bosta porque o Nordeste é uma bosta. Não por culpa do povo do Nordeste, mas por uma situação história e econômica", afirma.

No dia seguinte, foi posto na geladeira: passou um bloco do programa dentro de um eletrodoméstico de chroma-key fazendo piadas sobre o ocorrido. Ele diz não se arrepender de nada.

Polêmicas como essa parecem não abalar o programa, que lidera entre os esportivos desde a estreia no dia 10 e já teve sua audiência aumentada em 70%, segundo dados fornecidos pelo canal pago. O Ibope, no entanto, não confirma as informações.

Para não se arrepender do que fala, Xico Sá tem um método: "Penso na minha mãe, uma senhora católica que mora em Juazeiro do Norte (CE)", diz. Segundo ele, por não seguir roteiro, o programa é "uma mesa redonda selvagem" de risco infinito.

Paulo Miklos diz que nunca se arrependeu de algo que tenha falado. "Rola mais uma coisa 'por que ele está falando isso?'. É um papo aberto, franco, e a gente chuta de primeira. Muitas vezes, nos surpreendemos com o companheiro de programa", afirma.

Participante eventual do "Extra Ordinários", o humorista Claudio Manoel diz que a "dificuldade" é conseguir se policiar para não monopolizar e deixar que os outros também falem.

Já Maitê Proença, a única "novata" entre torcedores e aficionados, conta que achava que seu problema seria assistir aos jogos. "Pensei que fosse ser uma tortura ter que me ligar nisso. Agora, veja só, fiquei compulsiva", diz.

Sobre o futuro da mesa redonda, no entanto, ela hesita: "Vai ficar mais difícil acompanhar o esporte porque esta Copa, até agora, está superempolgante. Não sei como será passar disso para os campeonatos internos".

NA TV
Extra Ordinários
Mesa redonda
QUANDO todos os dias, 23h, SporTV

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias