Saiu no NP

O nascimento e o sumiço da misteriosa criatura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 11 de maio de 1975, o "Notícias Populares" estampou na capa a lúgubre manchete "Nasceu o diabo em São Paulo", sobre o suposto nascimento de uma criatura com características sobrenaturais em São Bernardo do Campo (SP). O jornal foi o único impresso a veicular o caso.

O misterioso parto do bebê-diabo rendeu ao "NP" 27 reportagens que alavancaram as vendas do jornal na época. Com tiragem média diária de 70 mil exemplares, o periódico chegou à marca dos 150 mil jornais durante a série.

A história trouxe em seu enredo boas pitadas de mistério, terror e medo.

A primeira reportagem deu conta do clima de tensão e pânico em que o parto fora realizado, evidenciado no primeiro parágrafo da matéria: "Durante um parto incrivelmente fantástico e cheio de mistérios, correria e pânico por parte de enfermeiras e médicos, uma senhora deu a luz num hospital de São Bernardo do Campo, a uma estranha criatura, com aparência sobrenatural, que tem todas as características do diabo, em carne e osso. O bebêzinho, que já nasceu falando e ameaçou sua mãe de morte, tem o corpo totalmente cheio de pêlos, dois chifres pontiagudos na cabeça e um rabo de aproximadamente cinco centímetros, além do olhar feroz, que causa medo e arrepios."

Crédito: Folhapress Na segunda reportagem da série, o 'NP' contou o sumiço do bebê-diabo da maternindade
Na segunda reportagem da série, o 'NP' contou o sumiço do bebê-diabo da maternindade

O "Notícias Populares" descreveu ainda o incontrolável temperamento do sagaz diabo. Como o dia em que, no berçário da maternidade, furioso ao ver a luz do dia, teria gritado a uma das enfermeiras: "Feche a janela!". E, olhando friamente para os demais funcionários, emendou: "Ou fecham, ou mato a todos!".

A segunda reportagem da saga destacou o sombrio desaparecimento do mequetrefe da maternidade onde nascera. A manchete foi curta e objetiva: "Bebê-diabo desaparece". A página interna do jornal relatou a dramática fuga do diabólico bebê-capeta, que teria fugido saltando do terceiro andar do hospital. Antes de fugir, teria dito: "Aqui não é meu lugar. Essa mulher não é minha mãe..." e "Vou embora, não pertenço a este mundo. Não sou daqui. Vocês são pavorosos. Faltam acessórios em vocês.".

Nas edições seguintes, o "Notícias Populares" encheu suas páginas com testemunhos de incidentes que estariam ocorrendo em todo o Grande ABC paulista com o desaparecimento do capeta.

Frequentes desavenças entre casais e amigos que nunca haviam se desentendido, dezenas de colisões de carros com vítimas fatais e, principalmente, atropelamentos em massa, cometidos por exemplares motoristas, davam o tom da onda de pânico que assombrou o ABC durante o episódio. Crianças não foram mais vistas brincando nas ruas. Mulheres se recolhiam mais cedo às suas residências, e portas trancadas à luz do dia se tornaram práticas comuns entre os moradores da região.

As várias tentativas de grupos de moradores na busca de pessoas espiritualizadas que fossem capazes de encontrar e derrotar o travesso capeta foram em vão. As procissões realizadas também não resultaram êxito em liquidar o diabo.

No meio da trama, o "Notícias Populares" veiculou que, após capturado por um grupo de religiosos, o bebê-diabo teria sido internado em uma clínica particular de São Bernardo, que seria aberta à visitação pública.

O jornal chegou a noticiar uma pequena lista da clínica com orientações que deveriam ser seguidas à risca pelos curiosos interessados em visitar o capeta. Eram elas: ser maior de 18 anos, estar munido de crucifixo, evitar conversar com o bebê-fenômeno para não ouvir palavras obscenas, não ter problemas cardíacos e assinar um termo de responsabilidade em caso de ser tomado por possessões demoníacas.


Depois, novos rumores preencheram as páginas do "NP" dando conta de que o filho de Lúcifer fora visto pelos moradores saltando pelos telhados das casas da região, durante a noite. "Era ele, tenho certeza! Vi com os meus próprios olhos! Parecia um louco pulando os telhados, fazendo desfeita para a lua! Ele pulava rindo alto, mandando todo mundo pro inferno", disse, então, a doméstica Maria Aparecida de Oliveira.

Outros boatos que correram foram os de que um discreto fazendeiro, morador de Marília (SP), que, segundo os vizinhos,"não tirava o chapéu por nada desse mundo", seria o pai do bebê-diabo. O homem teria tido um rápido relacionamento com uma moradora de São Bernardo e rompera com ela havia cerca de nove meses.
"Ele dificilmente tira o chapéu, mas faz assim para esconder os dois chifres e evitar gozações", dizia um dos amigos.

Em outra ocasião, depois de ter infernizado um ritual de umbanda, a criatura fora vista pela última vez amarrada dentro de uma Kombi, estava com a cabeça baixa e muitas lágrimas nos olhos. Fanáticos religiosos o teriam sequestrado e pretendiam levá-lo para o Nordeste para dar um ponto final na história.

A penúltima manchete, em 5 de junho de 1975, trouxe a emblemática figura do cineasta Zé do Caixão na capa do jornal, e dizia: "Zé do Caixão vai caçar bebê-diabo no Nordeste". Na reportagem, o cineasta, com dois de seus emissários, seguiria rumo a Salvador atrás da criatura. A intenção do grupo era mandar o diabo para o quinto dos infernos.

O que parecia ser o fim do demônio de São Bernardo veio abaixo com a manchete: "Povo vê de novo bebê-diabo no Grande ABC". Foi a insinuante volta e, ao mesmo tempo, o fim da lendária saga do bebê-diabo nas páginas do "NP".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias