Nerdices

'The Supermãe', heroína criada por Ziraldo, ganha livro comemorativo por seus 50 anos

Personagem foi publicada em tirinhas por 16 anos

Almanaque 50 anos The Supermãe
Almanaque 50 anos The Supermãe - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com poderes ilimitados, vestido azul e capa vermelha Dona Clotildes, a The Supermãe, está de volta. Para comemorar os 50 anos da heroína criada pelo cartunista Ziraldo, 86, a editora Melhoramentos lança o "Almanaque 50 anos The Supermãe".

A personagem surgiu, na verdade, em 1968 e foi publicada até 1984 em tiras do Jornal do Brasil e nas páginas da revista Claudia. De forma bem-humorada, Ziraldo retratava na saga de Clotildes e seu filho Carlinhos o zelo exagerado e os apelos melodramáticos tão comuns das mães.

Na apresentação da obra comemorativa, o escritor e ilustrador Guto Lins conta que a Supermãe surgiu a partir da observação do cartunista sobre os seus amigos cariocas. Mineiro de Caratinga, ao se mudar para o Rio de Janeiro, ele ficou impressionado ao notar a dependência que os colegas tinham de suas mães.

"Mesmo com os bons-tratos e os paparicos, [Ziraldo] aprendeu a se virar sozinho desde cedo e achava muito engraçado seus novos amigos cariocas, que tinham hora de voltar pra casa e morriam de medo da 'mamãe'", conta ele.

"Ele cuidava dos irmãos, se mandara pro Rio deixando sua mãe chorosa na rodoviária de Caratinga.... e não tinha como não estranhar a falta de independência de 'marmanjos' de sua mesma idade. Segundo ele, a semente da Supermãe foi plantada após essa constatação", complementa.

O próprio cartunista também se considera uma Supermãe, sempre querendo acompanhar em detalhes a vida dos filhos, saber onde eles estavam e a que horas voltariam.

O almanaque, segundo a Melhoramentos, apresenta 16 anos de história da personagem, além de curiosidades, esboços e textos inéditos.

"As letras das falas são quase personagens! O título das páginas de nossa heroína, por exemplo, varia de acordo com o contexto. E a riqueza dos detalhes no traço ou as expressões sutis de um olhar, de um canto de boca, de uma sobrancelha compõe fortemente a narrativa", destaca Tarcísio Vidigal, um dos organizadores da obra.

"The Supermãe" foi criada pouco depois que Ziraldo fundou com outros humoristas "O Pasquim". Outro quadrinho para adultos que ele fez foi o "Mineirinho - o Comequieto".

Em 1969, publicou o seu primeiro livro infantil, "Flicts". A partir de 1979, dedicou-se à produção de livros para crianças e, em 1980, lançou "O Menino Maluquinho", seu grande sucesso, que já foi adaptado para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e cinema.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem