Nerdices

Star Wars: Duelo com sabres de luz é reconhecido como esporte na França

Federação Francesa de Esgrima oficializou luta como competição

Os atores Ewan McGregor e Hayden Christensen em cena do filme "Star Wars-Episódio II: Ataque dos Clones".
Os atores Ewan McGregor e Hayden Christensen em cena do filme "Star Wars-Episódio II: Ataque dos Clones". - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os fãs da saga Star Wars já duelavam entre si com suas réplicas de sabres de luz, mas a França resolveu oficializar a competição.

A Federação Francesa de Esgrima reconheceu a luta como esporte competitivo, garantindo que os sabres rígidos de policarbonato e luz de LED tenham o mesmo reconhecimento que as lâminas oficiais de esgrima. 

A inclusão pode ser uma aposta para o esporte, que vem perdendo popularidade nos últimos anos. Os centros de treinamento já estão sendo equipados com os sabres e instrutores específicos para a modalidade. 

Serge Aubailly, secretário geral da federação, diz que pode ser uma maneira de estimular as crianças a deixarem o sedentarismo de lado e praticarem mais esportes.

“Filmes com capas e espadas sempre tiveram grande impacto em nossa federação e isso continua crescendo”, diz. “Filmes com sabres de luz possuem o mesmo impacto. Os jovens querem tentar.”

Segundo as regras do duelo na federação, os golpes contam apenas se os lutadores apontarem seus sabres para trás antes do ato, evitando ataques rápidos com a ponta, como é feito na esgrima.

Por enquanto, o número de praticantes está na casa da centena, mas o duelo pretende alcançar milhares de jovens. Infelizmente, para os fãs, o "novo esporte" provavelmente não entrará nas Olimpíadas de 2024.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem