Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música

Dave Gahan, líder do Depeche Mode, fala sobre síndrome do impostor em novo álbum

'Sempre me vi assim', diz o vocalista da banda

Dave Gahan, vocalista da banda Depeche Mode, durante o festival Nyon, na Suíça
Dave Gahan, vocalista da banda Depeche Mode, durante o festival Nyon, na Suíça - Fabrice Coffrini/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Philippe Grelard
AFP

"É uma história com a qual me identifico", declara o líder do Depeche Mode, Dave Gahan, à AFP para descrever seu último álbum "Imposter" (Impostor), repleto de versões interpretadas junto ao seu grupo alternativo Soulsavers.

O título pode surpreender, mas não para uma estrela do rock que viveu, assim como tantos outros, uma adolescência difícil e que depois conheceu a fama e provou as consequências da droga e do álcool.

Impostor porque "sempre me vi assim, inclusive antes de me dedicar à música. Quando era adolescente, queria fazer parte de algo, ser aceito", explica Gahan em Paris, onde fez um show com os Soulsavers.

Quando se uniu ao Depeche Mode, Gahan também se sentia deslocado, confessa. Durante anos se limitou a interpretar as canções do cérebro do grupo, Martin Gore. Depois de um tempo, começou a escrever suas próprias composições.

"Todos temos essa insegurança", explica também à AFP Rich Machin, fundador dos Soulsavers e produtor do álbum, ao lado do cantor em um hotel parisiense.

"Todos nós dizemos em algum momento 'não deveria estar aqui, não mereço isso', como quando você tem a oportunidade de tocar com músicos incríveis", acrescenta o instrumentista.

TRAJETÓRIA DIFÍCIL

Para "Imposter", Gahan e Machin interpretam grandes músicos, de Neil Young a Nina Simone, e obras de artistas muito menos conhecidos, como Cat Power e Mark Lanegan.

É um álbum crepuscular, o espelho de uma vida de vícios e problemas, antes de chegar aos 60 anos, que Gahan completará em 2022.

"Fala de alguém insatisfeito onde está. Faz parte de mim, tenho uma personalidade viciante, mas trabalho duro para viver o presente, nesses momentos [após acabar com as drogas e o álcool]", acrescenta Gahan.

"Shut Me Down", uma múscia de Rowland S. Howard (guitarrista de Birthday Party, primeira formação de Nick Cave) fala de todas as pessoas queridas que alguém pode ter ferido no pasado.

"Este álbum chegou, como geralmente acontece, por acidente, mas assim que foi finalizado, revelou muitas coisas", afirmou.

"É preciso se arriscar se quiser mudar", enfatiza o cantor.

"Mudar esses comportamentos que você acredita que são soluções, como a droga, o álcool, as relações amorosas que são apenas temporárias, porque me dou conta de que a música foi a única coisa constante na minha vida", confessa.

"Imposter" acaba com uma música que soa como reconciliação, "Always On My Mind", uma das interpretações mais conhecidas de Elvis Presley.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem