Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música

Brit Awards vai adotar categorias com gênero neutro em 2022

Premiação vai abolir categorias feminina e masculina a partir do próximo ano

Dua Lipa no Brit Awards deste ano, em Londres - John Marshall-11.mai.2021/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marie-Louise Gumuchian
Londres
Reuters

O Brit Awards, a maior premiação de música do Reino Unido, descartará as categorias feminina e masculina a partir do próximo ano, concedendo prêmios de gênero neutro para artistas locais e internacionais, informaram os organizadores nesta segunda-feira (22).

Agora os músicos concorrerão a artista do ano ou artista internacional do ano na cerimônia anual, que acontecerá em 8 de fevereiro de 2022.

"É importante que o Brits continue a evoluir e vise ser tão inclusivo quanto possível", disse o novo presidente do Brits e copresidente da Polydor Records, Tom March, em um comunicado.

"Parece ser exatamente o momento certo para comemorar as conquistas de artistas para a música que criam, e o trabalho que fazem, independentemente do gênero".

O Brit segue os passos de outras premiações ou eventos que descartaram as classificações de gênero.

Em setembro, o Festival de Cinema de San Sebastián entregou seu primeiro prêmio de gênero neutro, o de melhor atuação, para as vencedoras conjuntas Jessica Chastain e Flora Ofelia Hofmann Lindahl.

O Brit do ano que vem, a 42ª edição da premiação, também ampliará as nomeações para artistas convidados na categoria cobiçada de canção do ano. Até hoje, só artistas principais ou colaboradores indicados eram reconhecidos como concorrentes ao prêmio.

Quatro prêmios serão acrescentados para ilustrar a variedade de estilos, alternativo/rock, hip-hop/grime/rap, dance e pop/R'n'B, todos escolhidos pelo público.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem