Música

Gusttavo Lima recebe placa da embaixada dominicana por promover a bachata no Brasil

Ritmo da República Dominicana é considerado patrimônio pela Unesco

Gusttavo Lima em live da Festa de Barretos
Gusttavo Lima em live da Festa de Barretos - Instagram/@gusttavolima
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cantor Gusttavo Lima, 31, recebeu uma placa do embaixador da República Dominicana no país, Alejandro Arias Zarzuela, por ser o artista que mais promoveu a bachata no Brasil.

O ritmo latino é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O próprio artista divulgou o seu feito nas redes sociais, com uma foto em que mostra recebendo a placa diretamente do embaixador.

O ritmo ficou mais evidência no disco "O Embaixador" (2018). Lima afirma que conheceu a bachata em 2010 e, desde então, foi incluindo aos poucos em seu estilo para dar mais versatilidade as suas canções.

“Eu escuto muita música latina e acho a bachata um ritmo muito gostoso. Não tem bateria nem sanfona, e a única raiz sertaneja ali é a voz. A vantagem é que você pode colocar qualquer instrumento em cima, desde metais, trombone e saxofone até sintetizadores”, afirmou o artista em entrevista ao F5 na época do lançamento.

O sertanejo não foi o primeiro a utilizar a bachata como referência. Diversas duplas incluiram o ritmo em seus trabalhos, como Edson & Hudson, no álbum "Escândalo de Amor" (2015).

Michel Teló chegou a fazer uma parceria com o músico americano Prince Royce na música "Te Dar um Beijo". De origem latina, Royce já foi reconhecido como o príncipe da bachata.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem