Música

Guitarrista do Radiohead explora reformulação radical da guitarra elétrica

'É como aprender uma língua nova', disse Ed O'Brien

Guitarrista do Radiohead Ed O'Brien toca Circle Guitar em estúdio em Londres
Guitarrista do Radiohead Ed O'Brien toca Circle Guitar em estúdio em Londres - Stuart McDill-1°.out.2020/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Stuart McDill
Londres

O guitarrista de apoio da banda britânica Radiohead, Ed O'Brien, está explorando as possibilidades de uma reformulação radical da guitarra elétrica.

A Circle Guitar conta com um disco giratório que pode receber palhetas para dedilhar as cordas, libertando uma das mãos para que o guitarrista experimente sons novos. O'Brien descreveu o instrumento como um dos que vinha "ansiando por encontrar".

"Realmente, é como aprender uma língua nova", disse O'Brien durante uma sessão nos estúdios The Church de Londres. "Quero passar muito tempo com ela... acho que é extraordinária."

A roda pode girar a até 250 rotações por minuto e permite que o músico programe diversos padrões rítmicos com palhetas magnéticas que se encaixam em 128 fendas do disco. Criada pelo projetista Anthony Dickens, ela foi inspirada pela busca de sons novos.

"Não é bem uma guitarra, para ser sincero. É um tipo de instrumento diferente", disse Dickens. "É como um primo de Frankenstein."

A Circle Guitar pode ser sincronizada com um computador, uma bateria eletrônica ou uma interface digital. "Gosto de música eletrônica e baterias eletrônicas", disse Dickens, "por isso usar o som orgânico adorável de uma guitarra e torná-lo tão preciso é criar uma sensação e um clima diferente na música".

Dickens disse que espera iniciar a produção comercial da Circle Guitar, que está sendo desenvolvida há dois anos, no ano que vem.

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem