Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música
Descrição de chapéu Agora Ivete Sangalo

Mônica San Galo, irmã de Ivete, renova seu amor pela MPB em novo álbum

Cantora tem Tom Jobim e Chico Buarque entre os seus ídolos

Cantora Mônica San Galo
Mônica San Galo, cantora e artista plástica, irmã de Ivete Sangalo - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
Agora

Entre seis irmãos e uma família apaixonada por música, a cantora e compositora Mônica San Galo –com o sobrenome como está escrito em seu RG– lança seu segundo disco, "Comovida", e mantém uma carreira artística de mais de 20 anos.

Irmã de Ivete Sangalo, ela sempre preferiu a MPB e tem Tom Jobim e Chico Buarque entre seus ídolos. "A música sempre foi a minha primeira opção. Estudei em escola de música, sou violonista, cantora e compositora. Faço shows regularmente, e as artes plásticas vieram para complementar esse trabalho."

A inspiração artística, seja na tela de pintura ou no violão, é muito parecida para ela. "Estar vivo é estar inspirado. Cada pôr do sol, cada cheiro da natureza, uma tempestade ou um filme, tudo é inspiração", afirma a musicista.

Mônica já cantou com a irmã Ivete algumas vezes e gravou com ela música "Completo", no disco "Pode Entrar", de 2009. Mas seus caminhos são diferentes. “Somos completamente opostas, porque gosto da música para contemplar, para sentar e escutar. Passo muito tempo ouvindo música, gosto de Cartola, Pixinguinha, Elis Regina, Lulu Santos."

Com Hermeto Pascoal, ela aprendeu a ouvir os sons da vida. “A mulher que grita ao vender acarajé, o menino que passa na rua, tudo é música”, diz Mônica.

O seu som foi registrado, pela primeira vez no disco “Confissões de Madame” (2010), com valsas e boleros. Já o novo disco surgiu por acaso. “Estava na praia, na casa de uns amigos, e conhecemos umas senhoras. Uma delas, Lúcia Cortez, começou a recitar suas poesias, então peguei o violão e as transformei em músicas. Acabou virando um disco com 11 faixas. Ainda ficaram algumas canções de fora”, diz

Mônica, que se prepara para uma temporada de shows em Salvador. Mesmo sendo a mais velha da família, a musicista diz que nunca deu conselhos a Ivete. "Meu pai foi músico, minha mãe cantava, então todos nós tivemos alguma influência. Mas eu e Ivete convivemos pouco, agora. A vida dela é muito cheia de compromissos, e ela é bastante experiente, sabe o que está fazendo!"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem