Música

Após dois anos, Jesuton e AfroJazz se reencontram para homenagear a black music

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um encontro em 2013, na Virada Cultural do Rio, selou uma parceria entre a cantora britânica Jesuton e a banda AfroJazz. A apresentação mostrou muita afinidade e exigiu bis. O repeteco veio ocorrer dois anos depois, em um show para celebrar a cultura africana.

Numa tradição bienal, eles se reencontram nesta quinta-feira (14), no palco do Bourbon Street para um tributo à black  music. Desta vez, contam com a presença de Walmir Borges.

A cantora britânica Jesuton
A cantora britânica Jesuton - Eduardo Anizelli/Folhapress

Em entrevista ao "F5" sobre a apresentação, Jesuton comenta que a black music faz parte da sua identidade, apesar de trabalhar também com outros estilos musicais. "Não sei se pelo timbre da minha voz, ou pelo meu jeito, mas as pessoas sempre me perguntavam se eu era cantora de Soul. No início da minha carreira, eu precisava assumir uma identidade, e escolher esse estilo foi muito natural."

Embora seus primeiros trabalhos sejam focados em interpretações de artistas da black  music de fora do Brasil, como Marvin  Gaye, Diana Ross e Stevie  Wonder, Jesuton também se interessa pelo cenário musical daqui. "O Mundo é um Moinho", do Cartola, por exemplo, é cantado pela inglesa já no primeiro disco.

Da atualidade, a cantora revela gostar do rap brasileiro. "Gosto da mistura de gêneros, e, nesse estilo, isso acontece com muita facilidade", diz. Entre seus artistas prediletos estão Rincon Sapiência, Marcelo D2, MC Marechal, Emicida e Rael. "Além do ritmo, o conteúdo deles me interessa porque falam da identidade negra, e eu vivo isso diariamente."

No mesmo molde de 2015, o reencontro da banda AfroJazz e da cantora Jesuton, com a participação especial de Walmir Borges, deve homenagear diferentes compositores da música negra. No repertório da apresentação estão incluídas interpretações de Nina Simone, Sharon Jones, James Brown e outros.


JESUTON E AFROJAZZ

ONDE Bourbon Street Music Club - R. dos Chanes, 127, Indianópolis, região sul, São Paulo

QUANDO Quinta (14); às 22h30

QUANTO R$ 45 a R$ 115; ingressos pelo tel. (11) 4003-1212 ou ingressorapido.com.br

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias