Humanos

Jordânia terá parque temático da série "Star Trek"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um parque temático dedicado a "Star Trek" será inaugurado em 2014 na Jordânia, cujo rei é um dos maiores fãs da famosa série de ficção científica americana.

Batizado de "The Red Sea Astrarium", o parque temático será inspirado na "rica história da região onde vivia a célebre civilização dos nabateus, seguida pelos babilônios e romanos", com um "Centro Star Trek" para dar "uma perspectiva futurista do século 23".

O custo é estimado em US$ 1,5 bilhão, segundo o grupo Rubicon, responsável pelo empreendimento. O grupo empresarial prefere não divulgar detalhes sobre os parceiros financeiros.

O gestor de fundos do rei Abdullah 2º para o desenvolvimento (KAFD) foi convocado para participar do financiamento do projeto, mas ainda nada foi decidido.

"Ainda não tomamos uma decisão formal. Estamos na fase de avaliação, com o projeto ainda em estudos pelo Conselho de Administração", declarou à AFP Tarek Awad, diretor do KADF.

Crédito: Priscila Pastre-Rossi/Folhapress
Vista de Aqba, na Jordânia; cidade terá parque de "Star Trek"

Foi escolhida para acolher o parque a cidade portuária de Aqaba, às margens do Mar Vermelho, a 350 km ao sul de Amã.

Limítrofe com a cidade israelense de Eilat, com o Egito e a Arábia Saudita, Aqaba é um dos locais turísticos de destaque da Jordânia, com acesso fácil à cidade de Petra (a 100 km de distância), fundada pelos nabateus, e do célebre deserto de Wadi Rum, que fica a 50 km de distância.

Segundo o grupo Rubicon, o parque deve oferecer uma "perspectiva futurista, além de uma variedade de experiências multissensoriais e uma aventura incomparável". O empreendimento será feito em parceria com as companhias americanas CBS Consumer Products e Paramount Recreation.

Será o único parque temático de Star Trek no mundo, depois que foi fechado o de Las Vegas, após 10 anos de existência.

A companhia jordaniana, que possui filiais nos Estados Unidos, nas Filipinas e em Dubai, é especializada, principalmente, em filmes de animação e na criação de video games.

O parque terá quatro hotéis, e vai gerar 500 empregos, além de "servir de modelo para uma geração de energia verde com um pavilhão (...) consagrado a fontes de energia alternativa", segundo o grupo Rubicon.

Além disso, o projeto representará uma "etapa importante no desenvolvimento do turismo na Jordânia", segundo o construtor, que espera que o local se transforme em "destino familiar para 350 milhões de visitantes do Oriente Médio e amantes de sensações fortes, de todos os locais do mundo".

Fã de "Star Trek"

O rei Abdullah é tão fã da série que já chegou até mesmo a fazer uma ponta num dos episódios do seriado nascido no final dos anos 1960.

Três anos antes de chegar ao trono, o príncipe Abdullah, então com 34 anos, grande admirador de ficção científica, obteve um pequeno papel no episódio "Investigations", da série "Star Trek Voyager", a terceira originada da saga criada por Gene Roddenberry, em 1966.

Ele aparece vestido com uma roupa futurista preta, com listras verdes nos ombros, ao lado de Harry S. L. Kim, o comandante de operações da nave estelar "USS Voyager".

Na cena, Kim volta-se para Abdullah dizendo um "até logo", e o futuro rei deixa o local.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias