Humanos

Mulher saudita flagrada em estádio de futebol causa revolta no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Uma torcedora saudita revoltou homens do seu país por causa de sua presença em um estádio de futebol.

Em um vídeo no YouTube, a mulher, vestida de niqab —uma túnica e um véu cobrindo o rosto, deixando aparecer apenas os olhos—, aparece nas arquibancadas irritada com uma falta cometida em cima de um jogador do seu time, o Al Hilal, e gesticulando para o gramado.

O jogo era a semifinal da Liga dos Campeões da Ásia entre o Al Hilal, da Arábia Saudita, e o Al Ain nos Emirados Árabes. O time dela (Al Hilal) foi derrotado por 2 a 1.

Crédito: Reprodução Torcedora saudita em estádio provoca polêmica na internet
Torcedora saudita em estádio provoca polêmica na internet

O clipe já tem mais de 400 mil visualizações no YouTube e 1.500 comentários —boa parte deles de homens indignados, criticando a mulher não identificada por estar em um estádio repleto de homens.

"Mulheres não se interessam por futebol, então por que elas vão a um estádio para ver um jogo ao vivo?", escreveu um deles. "Essa mulher não tem um marido? O lugar dela é dentro de casa", disse outro.

Vários outros que são contra a presença de mulheres nos estádios disseram que a atitude da saudita "incentiva o comportamento imoral e pecaminoso". Outros falaram que isso coloca as mulheres em risco de serem assediadas.


Críticas

Na Arábia Saudita, as mulheres não podem frequentar jogos de futebol, mas a partida em questão estava sendo realizada nos Emirados Árabes Unidos e, por isso, havia várias mulheres sauditas no estádio apoiando o Al Hilal, time do país.

Lina Al Maena, ex-atleta que defende o direito das mulheres praticarem e participarem de esportes na Arábia Saudita, disse que "as mulheres são assediadas todos os dias, nos shoppings, nas ruas, então não entendo por que no estádio seria diferente".

Mesmo com as críticas à atitude da mulher flagrada no estádio, Lina al Maena acredita que já está havendo uma abertura no mundo dos esportes na Arábia Saudita. "Há muito mais aceitação hoje no envolvimento de mulheres com esportes do que se tinha uma década atrás", constatou.

Segundo jornais sauditas, o governo do país está considerando a possibilidade de construir setores separados no estádio para mulheres.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias