Humanos

Dez clichês nos encontros pela internet –e o que eles realmente significam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em janeiro ocorre uma explosão de amor na internet. Os sites de relacionamento são inundados no primeiro mês do ano com pedidos de pessoas que aspiram, como resolução, encontrar o amor de sua vida.

Mas, uma coisa é querer e outra é poder. Apesar das boas intenções, a maioria dos solitários que se voltam para a internet caem em clichês para construir o seu perfil, o que limita severamente sua capacidade de atrair um parceiro em potencial.

Para especialistas frases como "eu adoro rir" ou "minha vida é ótima, só preciso de alguém para compartilhá-la", que querem demonstrar qualidades ou apenas honestidade, muitas vezes podem ser interpretadas como o oposto: "eu não estou feliz" ou "minha vida é um desastre, por favor, venha me salvar."

A BBC conversou com vários especialistas em relacionamentos na internet e encontrou dez "erros" que as pessoas, muitas vezes, fazem quando criam um perfil.

"Sou novo nisso, então vamos lá..."

Para o professor e antropólogo da Universidade de Minnesota, William Doherty, esta frase revela como é desconfortável para uma pessoa a questão de buscar um parceiro pela internet.

"Quando as pessoas estão em uma posição em que eles sentem que há um estigma, eles tentam se desculpar dizendo que não estão familiarizados com o assunto", disse Doherty.

"Eu gosto de caminhadas na praia e de ver o pôr do sol"

Acontece o mesmo que com "adoro rir": não significa nada. Para Helen Fisher, antropóloga que trabalha para o site Match.com, o usuário está tentando expressar amor pela natureza e privacidade. "Mas quem não gostaria das duas coisas?", disse a especialista.

Para a conselheira em relacionamento Julia Spira, esta frase também significa falta de originalidade. "Colocar isso no perfil passa a ideia que a pessoa tirou a frase de outro perfil na internet."

"Sou um homem de 42 anos que procura mulheres de 27"

Christian Rudder, do blog OK Cupid, diz que a proporção entre homens e mulheres permanece estável em sites de relacionamento, mas a preferência que homens mais velhos têm por mulheres mais jovens altera esse equilíbrio.

"Se você vai a esses sites deve procurar por mulheres que estão na sua faixa etária. E não ir além", disse Rudder.

Por exemplo, para um homem de 31 anos, eu sugiro uma mulher no máximo nove anos mais nova ou quatro anos mais velha. Para um homem de 42 anos, o limite é uma mulher de 27 anos, mas geralmente querem mais jovem, diz Rudder.

GRAMÁTICA

Não entre nesses sites se você não sabe a diferença entre mau e mal, e acento e assento, recomendam os especialistas.

Os defensores da gramática também estão presentes nestes sites, mas nem sempre é aconselhável usar esse conhecimento para corrigir outros.

"O que está claro é que as pessoas estão à procura de alguém educado para saber a diferença entre mau e mal, pelo menos. A procurar por um parceiro vai muito além de um sorriso bonito", disse Laurie Davis.

"Adoro rir"

A conselheira para relacionamentos online, Laurie Davies, deixa claro que essa é uma das frases mais usadas, porém que gera menos empatia com possíveis pretendentes.

"Quem não gosta de rir?" disse Davies, "O que esta pessoa quer dizer é que ela é uma pessoa divertida e tem um coração generoso, mas isso não significa nada."

Para Davies o problema com esses tipos de frases, como "tento ver o lado positivo em todas as situações", é que elas não favorecem o objetivo principal dos perfis que é iniciar uma conversa, e não construir um registro.

"Você não pode iniciar uma conversa, dizendo 'Eu vejo que você gosta de rir. Eu também adoro'. Já se você ama programas de comédia, isso pode funcionar melhor", disse Davies.

"Adoro viajar"

Para Doherty a pessoa que usa essa frase quer evidenciar que tem um gosto por aventura, e um elemento selvagem na personalidade.

O blog Muddy Matches sugere que falar de viagens é algo que pode iniciar uma conversa, mas que deve haver cuidado. "Não é para se gabar falando de uma excursão, mas sim falar sobre lugares onde esteve e onde gostaria de ir."

"Sou normal"

"'Eu não vou atormentá-lo', é isso que se lê em uma declaração como essa", sugere Doherty.

Não é uma frase para se considerar o sentido literal, disse ele. É sábio suspeitar de uma pessoa que afirma ser uma pessoa "normal".

"Meus amigos dizem que eu sou... (mais uma lista de adjetivos)"

E a lista é: inteligente, sexy, romântico, fiel, apaixonado, honesto e corajoso, que para a conselheira Erika Ettin são "adjetivos vazios".

"Estes tipos de adjetivos que as pessoas colocam são muito difíceis de provar. Tem que conhecer bem uma pessoa para dizer que ela é honesta, leal e apaixonada. É uma questão de 'não me diga, me mostre'," disse Ettin.

E acrescentou que "uma longa lista de adjetivos não faz muito sentido. Alguns dizem que são engraçados, mas engraçado como? Será que esse humor pode ser apreciado pelo parceiro em potencial? Não faz sentido dizer algo que é melhor mostrar", Davis disse.

Um outro problema é a forma como a frase começa: "Meus amigos dizem." "Isso sugere que falta confiança. É como se a pessoa não tivesse confiança em si mesmo", disse Davis.

"Gosto de ficar em casa, tomar um vinho e ver um filme"

Essa é uma outra maneira de dizer "Eu gosto de ficar juntinho, na frente da lareira". É uma frase que irrita Helen Fisher, do site Match.com. Ela diz que as pessoas devem evitá-la.

"Essas são as coisas que vemos em filmes. Parece estar relacionada à intimidade e eles não têm a imaginação de criar algo que é significativo para eles. É chato e não mostra a
criatividade."

Meus amigos (e família) são muito importantes para mim

Para Ben England, diretor de marketing que durante um mês teve um perfil no site Guardian Soulmates até que encontrou sua namorada, essa é uma das frases mais sem sentido que existem. "Ela diz nada sobre uma pessoa. Me diga alguém que não acha que seus amigos são importantes", disse England.

Seu ponto é que muitas pessoas descrevem seus gostos com coisas que são difíceis de não gostar. "Uma pessoa diz que gosta de um dia de sol. Sério?"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias