Humanos

Tardes deixam pessoas mais mentirosas e preguiçosas, diz estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aquele otimismo que acomete a maioria das pessoas na parte da manhã muitas vezes se transforma em mau humor durante o dia.

Um estudo realizado por pesquisadores de Harvard e publicado no "Psychological Science" mostrou que as pessoas costumam ser mais virtuosas na parte da manhã. A tarde, muitas vezes exaustas pelas tentativas frustradas, as pessoas tendem a mentir, trair ou ficam preguiçosas.

"Desde o momento que as pessoas acordam, a rotina exige um grande esforço de autocontrole. Decidir o que comer no café da manhã, onde ir e porque, ou até mesmo o que dizer e para quem, exige um controle dos desejos e impulsos", dizem Maryan Kouchaki e Isaac Smith, autores do estudo segundo o site da NBC.

"Experiências banais combinadas com a vida cotidiana podem esgotar sua capacidade de resistir às tentações morais. Em outras palavras, as pessoas estão mais propensas a agir com ética e a evitar as tentações de manhã do que no resto do dia", eles afirmam.

A pesquisa sugere que o autocontrole seria um recurso finito e que a a tarde ele já teria esgotado.

Crédito: Auremar/Shutterstock Tardes te deixa mais mentiroso e preguiçoso, diz estudo
Tardes te deixa mais mentiroso e preguiçoso, diz estudo

Para provar seu ponto de vista, os pesquisadores fizeram dois experimentos com 62 alunos da graduação divididos em duas turmas, uma de manhã (das 8h às 12h) e outra a tarde (entre as 12h e as 18h).

O primeiro, mais simples, as pessoas recebiam duas opções de leitura: uma mais difícil ("The New York Review of Books", de críticas literárias) e uma mais leve (a revista de fofocas "People"). Quase 60% dos voluntários da tarde escolhiam a "People" --de manhã essa era opção de apenas 40% deles.

O outro experimento mostrava aos alunos 100 quadrados que foram divididos ao meio formando dois triângulos. Em cada triângulo foi marcado um punhado de pequenos pontos. Os participantes foram instruídos a bater em um botão, se houvesse mais pontos no lado direito, e em outro botão se houvesse mais pontos à esquerda. A pegadinha era que eles foram avisados que ganhariam mais se batessem no botão da direita --mesmo que a resposta não fosse honesta. Em um terço dos quadrados havia claramente mais pontinhos do lado esquerdo, assim seria fácil identificar se as pessoas estavam mentindo ou não.

Como esperado, as pessoas trapacearam, mas principalmente os voluntários da tarde.

Aplicando no dia a dia, a sugestão é que as tarefas mais difíceis e que envolvam algum tipo de componente moral devem ser feitas na parte da manhã e que os trabalhos menos complicados sejam realizados, se possível, a tarde, sugerem os autores.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias