Humanos

Torcida do Íbis, 'o pior time do mundo', vai apoiar o Taiti

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A seleção do Taiti, considerada a pior desta Copa das Confederações, ganhará um reforço na sua passagem pelo Recife: o apoio de torcedores do Íbis, que se gaba de ser "o pior time do mundo".

A fama veio nas décadas de 1970 e 80, quando o time ficou três anos e 11 meses sem conseguir uma vitória, façanha que chegou a ser registrada no Guinness Book, o livro dos recordes mundiais.

A equipe, que disputa a Série A2 do Pernambucano, até criou uma torcida organizada para incentivar a seleção da Oceania, a Taitíbis.

Crédito: Nelson Almeida/AFP
Jogadores do Taiti treinam no Maracanã

Foi confeccionada uma camisa para uniformizar os apoiadores, com a inscrição "Taitíbis" e os brasões do clube e da seleção. Até ontem, tinham sido vendidas 30.

"Somos disparados o pior time do mundo. O Taiti é disparada a pior seleção da Copa das Confederações. A gente não tem uma torcida muito grande, mas vamos ajudar com o que temos", diz Israel Leal, diretor de marketing do time pernambucano.

O Íbis também comprou ingressos para seus torcedores irem à Arena Pernambuco, no domingo, quando o Taiti enfrenta o Uruguai. A estimativa é que conseguirá levar ao menos 15 pessoas ao estádio.

"Como vai ter pouca gente [no estádio], vamos tentar nos juntar. Antes do jogo, ao redor do estádio, vamos fazer um 'auê' para apoiar o Taiti."

Poucos são os jogadores profissionais dos dois times. "A gente tem carteiro, advogado jogando aqui. Eles também. Vamos ter que incentivá-los", aponta Leal.

Na estreia do Taiti na Copa das Confederações, a Taitíbis já havia começado a apoiar. Em sua página do Facebook, o Íbis acompanhou lance a lance a partida contra a Nigéria e se manifestava a favor do Taiti na derrota por 6 a 1.

O gol da seleção da Oceania foi muito comemorado. O mesmo deve ocorrer hoje, quando o Taiti pega a campeã mundial Espanha, no Rio.

A Taitíbis promete receber a seleção do Taiti no aeroporto do Recife para já iniciar os contatos com os jogadores.

O jogo de domingo contra os uruguaios deve marcar a despedida da seleção taitiana do Brasil. A última atualização divulgada pela Fifa sobre a venda de ingressos apontava que 20.258 entradas tinham sido vendidas para a partida.

Crédito: Reprodução/Ibismania Uniforme da torcida organizada do Íbis que apoia o Taiti
Uniforme da torcida organizada do Íbis que apoia o Taiti

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias