Humanos

Consumidor com fome tende a comprar alimentos calóricos, diz estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Evite ir ao supermercado quando estiver com fome, pois você estará mais propenso a comer coisas pouco saudáveis, como batatas fritas e doces.

É essa a mensagem de pesquisadores americanos que averiguaram se longos períodos sem comer afetam as escolhas de alimentos.

A pesquisa, da Cornell University, indicou que pessoas que passam cinco horas sem comer antes de irem às comprar tendiam a comprar mais alimentos ricos em calorias do que quando já estão alimentados.

No experimento, 68 participantes pagos receberam instruções de não comer por cinco horas e de em seguida fazer compras de alimentos online no site simulado de um supermercado.

Cada produto calórico (entre eles doces, batatas fritas e carnes vermelhas) foi exibido ao lado de itens pouco calóricos (como frutas, vegetais e peito de frango), mas os preços não foram mostrados.

A cada sessão, os participantes recebiam um prato de biscoitos para comer até que não sentissem mais fome.

Com ou sem fome

Crédito: Agência Brasil
Pesquisa diz que consumidor com fome tende a comprar alimentos mais calóricos, mas não comprar mais comida

Em um segundo estudo, consumidores foram monitorados enquanto iam a um supermercado ou depois do almoço, quando já estavam fartos, ou antes do jantar, quando tinham fome.

Os resultados dos estudos mostram que pessoas com fome tendem a escolher um número elevado de alimentos com alto valor calórico, e que há uma pequena diferença no número de produtos adquiridos por aqueles que estão com fome e por pessoas já devidamente alimentadas.

Em outras palavras, pessoas que fazem compras de alimentos quando estão com fome adquirem menos produtos escassos em calorias, mas não compram mais comida.

O estudo, afirmam dois de seus autores, Brian Walsink e Aner Tal, tem implicações de saúde pública.

Eles dizem, na revista especializada American Medicine Internal Medicine, que "até mesmo se privar de comida por pouco tempo - como no caso de pessoas que jejuam para perder peso, por razões religiosas ou devido a estilos de vida atribulados - pode induzir a mudanças de escolhas capazes de levar pessoas a escolher alimentos de baixas calorias ou altas calorias".

Para Wansink, os consumidores deveriam evitar fazer compras de estômago vazio - e deveriam fazer compras depois do almoço em vez de antes do jantar, por exemplo.

"Uma única decisão de ir às compras com fome já pode ser suficiente para prejudicar a alimentação pelo resto da semana", diz ele.

"Se você for fazer compras, coma uma maçã no caminho".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias