Humanos

Língua portuguesa atrai jovens nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A língua portuguesa vive o seu momento de maior popularidade nos Estados Unidos. Entre 2006 e 2009, o ingresso de norte-americanos em cursos de português de nível superior cresceu 10,8%, com um total de 11,6 mil alunos matriculados, segundo dados da Modern Language Association (entidade de professores e escolas de língua).

Crédito: Kevin Nortz/Folhapress
Elizabeth Schulze nasceu no Brasil mas foi ainda bebê para os EUA; ela estudou português na universidade

Neste ano, uma nova pesquisa -com base em estatísticas de 2011, mas que ainda não foi concluída- deve apontar alta nos números do ensino de português, afirma a entidade.

Quem deu essa "mãozinha" para a língua foi a crise internacional, aliada ao modo com que o Brasil passou a ser noticiado fora do país -sede de eventos de importância mundial e um oásis de economia aquecida. Hoje, o norte-americano que se matricula em um curso de português está menos interessado em samba e Carnaval e mais atento ao mercado de trabalho.

'HABLAS ESPAÑOL?'

A língua é a quinta que mais cresce e a sexta mais falada no mundo. Nos EUA, ocupa o 13º lugar no ranking dos idiomas mais procurados. Por conta do aumento na demanda, os departamentos de línguas de muitas universidades norte-americanas reformularam seus cursos de português.

Foi o caso da Universidade Northwestern, em Chicago, que passou a oferecer as aulas para quem já fala espanhol. Em um ano, diz a professora Raquel Amorim, o programa recebeu o dobro de alunos. "Como são línguas parecidas, com gramática semelhante, fica mais fácil aprender."

Outra mudança foi a criação de uma especialização secundária para a graduação. Assim, um aluno pode estudar, por exemplo, medicina e língua portuguesa. "Antes, tínhamos alunos das áreas de língua e literatura. Neste ano, dei aula para estudantes de relações internacionais, música e engenharia, mas não tive nenhum de literatura", diz.

Elizabeth Schulze, 22, que acaba de se graduar em jornalismo, cursou essa especialização atraída pelo mercado de trabalho brasileiro. "Nasci no Brasil porque meu pai trabalhava lá e saí do país com menos de dois anos. Não aprendi o idioma quando criança, mas tenho documentos brasileiros, o que facilitaria minha entrada no mercado de trabalho", afirma Schulze. Ela diz ter se surpreendido com o quanto gostou do idioma. "É uma língua que pode ajudar na minha carreira."

Em 11 anos de ensino de português em diferentes universidades dos EUA, Ana Williams, que hoje também leciona na Northwestern, diz ter visto o interesse pelo idioma crescer. "Quando se fala em Brasil, o que vem à cabeça são os biocombustíveis e a economia. A melhor propaganda para a língua portuguesa é a imagem do país", afirma.

Williams acha que o aumento dessa demanda, entretanto, pode enfrentar barreiras. "Não há muitas opções para quem quer se preparar para ser professor de português nos EUA. Temos um boom de escolas, mas não sabemos quem são esses professores, que preparo tiveram e o que vão ensinar. Outro problema é o material usado. Não há, por exemplo, um bom livro para ensino intermediário."

Marcelo Jarmendia, que comanda a escola Brazil in Chicago, diz que o número de alunos cresceu 40%, em média, nos últimos anos, mas acredita que o interesse só será mantido se o Brasil continuar a apresentar um cenário econômico favorável. "O aumento se deu pela maior projeção do país. Muitos alunos novos vieram exclusivamente procurando as oportunidades de trabalho e de negócios que o português apresenta."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias