Você viu?

Estudo mostra que Gollum, de "O Senhor dos Anéis", tem deficiência de vitamina D

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um estudo pouco comum, feito por um médico do Imperial College de Londres, concluiu que os personagens do mal da obra "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", de J. R. R. Tolkien, perderam sua batalha contra os homens, elfos e anões porque sofriam de deficiência de vitamina.

Se o dragão Smaug, o Gollum e o Orcs tivessem ingerido ocasionalmente um quiche com uma salada ou um pouco de salmão defumado, ou se tivessem passado algum tempo no sol, a história poderia ter sido diferente.

Evitando a luz solar, sobrevivendo com uma dieta desequilibrada ou incompleta baseada em carne podre ou (no caso de Gollum) em pedaços ocasionais de peixe, eles não tinham acesso à vitamina D, um componente-chave para a saúde dos ossos e para a força muscular.


O estudo, realizado pelo médico Nicholas Hopkinson e seu filho Joseph, foi publicado na edição de Natal do "Medical Journal of Australia".

Eles vasculharam o livro "O Hobbit" para buscar referências sobre as condições de vida dos personagens, seus hábitos e dieta, e utilizaram essas pistas para avaliar em cada personagem os níveis de vitamina D, produzida quando a pele é exposta à luz ultravioleta ou adquirida de alimentos como peixes oleosos, gema de ovo e queijo.

Bilbo Bolseiro, o herói de "O Hobbit", teve uma vida repleta de vitamina D, segundo eles. Embora o personagem vivesse em uma toca, ele tinha janelas e gostava de se sentar ao sol em seu jardim.

"A dieta hobbit é claramente variada, já que [Bilbo] é capaz de oferecer bolos, chá, bolo de sementes, cerveja, vinho tinto, geleia de framboesa, torta de carne, queijo, torta de carne de porco, salada, frango, picles e torta de maçã para os anões que o visitam para cooptá-lo para uma missão de roubo", declarou o Imperial College em um comunicado divulgado à imprensa.

Já os vilões passam a maior parte do tempo na escuridão e sua dieta é pobre.

"A análise textual sistemática de 'O Hobbit' apoia a nossa hipótese inicial de que o triunfo do bem sobre o mal pode ter se beneficiado, em certa medida, da má alimentação e da falta de luz solar experimentada pelos personagens do mal", concluem os pesquisadores.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem