Estilo

Estilista se inspira em cosmonauta russa para criar coleção para semana de moda de Londres

Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a ir ao espaço em 1963

Modelo desfila criação da Bora Aksu na semana de moda de Londres
Modelo desfila criação da Bora Aksu na semana de moda de Londres - Henry Nicholls-15.fev.2019/Reuters
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Marie-Louise Gumuchian Jayson Mansaray
Londres
Reuters

Óculos de sol metálicos, jaquetas puffer e lenços de cabeça de tricô inspirados pela viagem da primeira mulher astronauta ao espaço deram a largada na semana de moda de Londres na sexta (15), quando a capital britânica entrou no calendário de um mês de desfiles.

Conhecido por misturar grifes estabelecidas, como Burberry e Vivienne Westwood, a novos estilistas, como Matty Bovan e Molly Goddard, o evento londrino é a segunda parada da estação de moda feminina outono/inverno de 2019, que começou em Nova York e depois segue para Milão e Paris.

Bora Aksu foi uma das que apresentaram suas criações, e a designer turca buscou inspiração na cosmonauta russa Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir ao espaço em 1963, passando quase três dias em órbita. As modelos exibiram trajes de organza luminosa e de tule –saias em camadas, vestidos de renda em camadas onduladas e cardigãs com babados em cores suaves como rosa pálido, verde e lilás.

Jaquetas puffer e de motoqueiro fizeram referência aos trajes espaciais, compondo o visual com botas prateadas e de suede. As peças foram completadas com lenços de cabeça de tricô –uma referência à criação de Valentina em um vilarejo e ao seu trabalho em fábricas têxteis antes de entrar no programa espacial soviético.

"Ela tinha uma vida muito normal, mas tinha um sonho e o perseguiu", disse Aksu nos bastidores". "Fui atraída por sua determinação."

A Semana de Moda de Londres declarou um boicote às peles nos desfiles de setembro, e os estilistas confirmaram que o mesmo ocorreu nesta edição, disse a executiva chefe do Conselho de Moda Britânico (BFC), Caroline Rush. "Nós o vemos como uma mudança cultural, algo que tem muito a ver com o que o consumidor está pedindo no momento."

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