Estilo

Tendência da temporada, as listras aparecem em novos formatos, misturas e estilos; confira as dicas

Estampa pode ser usada de formas variadas na primavera e no verão

Modelo Mariana Pignatti veste a tendência
Modelo Mariana Pignatti veste a tendência - Robson Ventura/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Karina Matias
São Paulo

Padronagem clássica e atemporal, a listra ganha novas formas e cores, em estilos variados, firmando-se na primavera/verão como tendência. O diferencial da temporada é que, em uma mesma peça, é possível encontrar misturas de listras mais grossas com outras mais finas, além de em diferentes colorações e formatos.

“Esse mix é uma das principais novidades desta estação. Antes, as listras apareciam mais clássicas, em preto e branco, e estruturadas de forma mais certinha. Agora, elas surgem mais descontraídas e lúdicas, o que permite diversas combinações interessantes”, afirma a consultora de moda Marcia Jorge.

A educadora Diva Costa, do Senai CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), concorda e acrescenta outra particularidade: em muitos casos, as listras seguem a modelagem da roupa. “São usados os próprios recortes ou detalhes da peça, como babados, para brincar com as direções das listras, que podem aparecer na horizontal, vertical ou diagonal”, explica.

Outra promessa da primavera/verão, destacam as especialistas, é as listras também aparecerem combinadas com outras estampas, como floral e xadrez.

Vale, inclusive, misturar peças diferentes, como uma calça com listras e uma blusa de poá (bolinhas), por exemplo. “Uma dica para não errar na hora de fazer essa brincadeira entre estampas é que as duas roupas tenham pelo menos uma cor em comum ou em tom semelhante. Isso vai garantir harmonia ao look”, afirma Diva.

A consultora Marcia lembra que as listras clássicas continuam em alta e ainda são aposta certa para as mulheres que preferem tons mais neutros.

Clélia Midori, estrategista de imagem e estilo da empresa Estilo MD, destaca que é possível misturar peças listradas mais clássicas, em preto e branco, com coloridas.

“Outra dica que está muito em alta é dar um toque de verão usando acessórios em cores, como maxibrincos ou maxicolares em composição com as listras. Fica um visual mais alegre, moderno e atual”, indica.

MITOS SOBRE A ESTAMPA

Sabe aquela velha ideia de que roupas com listras na horizontal engordam e, portanto, devem ser evitadas pelas mulheres acima do peso? Esqueça. As consultoras de imagem e estilo explicam que a moda atual é democrática, e o importante é a mulher se sentir bonita e confortável com o que veste.

“Antigamente, existia esse tabu, mas agora ele acabou. Se você colocou a peça e se sentiu bem não se apegue às regras”, afirma Marcia Jorge, consultora de moda.

A educadora Diva Costa, do Senai CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), tem mesma opinião e acrescenta que o mais importante é saber brincar e se divertir com a tendência. “Hoje, nós nem falamos mais sobre esses conceitos em sala de aula, porque ficaram ultrapassados. A moda é para todos e todas”, destaca.

Para quem gosta do tema e quer ousar nas combinações com listras, a dica da consultora Marcia é não ter medo de arriscar no look e treinar bastante. “Tente fazer misturas diferentes e inusitadas e veja no espelho como ficaram. Vale a pena sair da mesmice”, conclui.

Onde Encontrar:
Espaço Maria Moda: tel. (13) 97404-1781; Hering: SAC 0800-473117; Passarela: passarela.com.br; Renner: renner.com.br; Riachuelo: SAC (11) 4003-0515; e Le Postiche: SAC (11) 3588-1688

Agradecimentos:
À modelo Mariana Pignatti, à agencia By Clô Model Management (r. Goiás, 160, Boqueirão, Santos, tel. (13) 3223-8885)

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias