Estilo

Vício de roer unhas pode provocar doenças e prejudicar saúde; saiba dicas de como parar

Existem remédios e terapias que ajudam a tratar a ansiedade

Cláudia Bernardes diz que o truque para não roer é pintar as unhas sempre
Cláudia Bernardes diz que o truque para não roer é pintar as unhas sempre - Rivaldo Gomes/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lara Pires
São Paulo

Mesmo na idade adulta, roer unhas é comum. O hábito geralmente está as­sociado à ansiedade e à preocupação e serve como espécie de válvula de esca­pe para problemas pessoais.

"Acredita-se que o ato de roer as unhas pode ser desencadeado por quadros de ordem psicológica", explica Daniel Stellin, der­matologista. Ele afirma, ainda, que o hábito é comum em famílias em que um ou mais membros têm esse costume. O vício em roer unhas tem nome. É chamado de onicofagia e se trata de uma compulsão. "Há adultos que roem unhas desde criança e não as deixam crescer", conta Emily Alvernaz, derma­tologista da clínica Goa.

Segundo Stellin, é mais comum roer unhas na adolescência, e a frequência maior é no sexo masculino. "Roer unhas e ferir as cutículas podem pre­dispor inúmeras infecções por causa das bactérias e dos vírus presentes nas mãos", explica Stellin.

A quem engole pedaços das unhas, a situação tende a ser ainda mais agra­vante. O hábito pode provocar gastrite e inflamação no estômago a longo prazo. "É preciso tratar o vício e compreen­der o que levou a pessoa a roer as unhas. Do contrário, ela pode até parar de roer, mas vai transferir a ansiedade para outro vício, como mascar chicletes, por exemplo", explica Emily.

A artesã Cláudia Bernardes, 50, conseguiu parar de roer as unhas há um mês e vem tentando controlar o há­bito desde então. "Roía desde crian­ça. Sempre que estava ansiosa, nervosa ou estressada, atacava as unhas na mesma hora. Era emocional, tenho cer­teza", conta. "Quando completei 50 anos,  decidi que era hora de parar. Só que as minhas unhas estão muito fra­cas ainda, mesmo um mês depois de ter interrompido esse vício."

Cláudia conta que, para conter o há­bito, tenta se distrair. "Costuro ou fico no celular e navego na internet. O tru­que para parar é manter as unhas feitas e pintadas. Quando a unha está bonita, a gente não quer roer. Chego a esmal­tar duas vezes por semana para não cair na tentação de roer", revela.

Para fortalecer as unhas já enfraque­cidas, o médico Daniel Stellin indica o consumo da vitamina biotina. "As unhas danificadas podem ser tratadas com preparações para aplicar nelas e algumas vitaminas orais, como a bioti­na, que dá excelente resultado."

Como alternativa ao tratamento, a médica Emily Alvernaz indica terapia. "Quase sempre quem rói unha é ansio­so. Então, pode ser o caso de receitar um ansiolítico para acalmar a pessoa e ajudá-la a ter mais tranquilidade para lidar com as situações."


COMO PARAR?

Mantenhas as unhas feitas Tê-las limpas, bem polidas e esmaltadas ajuda a evitar o impulso de roer[

Esmaltes próprios Existem bases para tratamento com sabor amargo para inibir o hábito

Tome complementos de biotina A vitamina ajuda a fortalecer as unhas para que cresçam de forma mais saudável

Acalme a ansiedade Exercícios de respiração e reflexão podem ajudar a aplacar a ansiedade, principal gatilho para roer as unhas

>> Dica Existem remédios e terapias que ajudam a tratar a ansiedade. Mas é necessário buscar a ajuda de um especialista

Fonte: Emily Alvernaz, dermatologista, e Daniel Stellin, dermatologista

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias