Estilo

Tendência do colar justo no pescoço, chamado de 'choker', chega a camisetas e vestidos

Recurso pode ser usado de forma mais descolada e casual

Kelly Serrano, consultora de estilo, ensina a fazer gola 'chocker'
Kelly Serrano, consultora de estilo, ensina a fazer gola 'chocker'

Descrição de chapéu Agora
KARINA MATIAS
São Paulo

A peça da moda é fácil de usar e pode ser feita em casa a partir de uma camiseta ou de um vestido que a mulher já tenha. É a gola "choker", tendência que começou com colares justos no pescoço e agora é vista também em roupas.

No modelo, a gola ganha destaque ao ser acompanhada de um decote em V. "É uma ótima opção para quem deseja valorizar o colo sem depender de acessórios", afirma a consultora de imagem e estilo Laís Urizzi.

A blogueira e estilista Gabriela Souza destaca que a peça surgiu nos anos 1990 e é muito versátil. "Pode ser usada de forma mais descolada e casual com jeans, mas também em um "look" para a noite, com salto alto e saia", afirma.

Ela acrescenta que é fácil customizar a gola "choker". "Mesmo quem não costura consegue fazer, porque é bem simples." A consultora de imagem e estilo Kelly Serrano tem a mesma opinião e ensina o passo a passo para criar o modelo (leia mais abaixo).

"É uma excelente pe­ça para compor um visual mais moder­ninho", afirma. Se o ambiente de trabalho não for tão formal, ela indica usar a camiseta com gola "choker” para que­brar a seriedade do terninho. "No final de semana, a blusa pode ganhar um nozinho. E os sapatos para acompanhar podem ser os mais variados, de tênis a salto alto, dependendo da ocasião."

Kelly destaca que a peça é mais des­pojada e, dependendo da profundidade do decote, pode ficar bem sensual. "Ou seja, não é muito indicada para am­bientes ou ocasiões formais."

Outro cuidado necessário é se for usar colares. "Informação em excesso pode ficar desconexo", alerta Laís.

No quesito acessórios, Kelly reco­menda apostar em anéis e em brincos grandes. "Que tal finalizar com o cabelo preso em um rabo de cavalo alto?"


FAÇA A SUA GOLA 'CHOKER'

1. Vista a camiseta escolhida para marcar o ponto máximo do decote que você deseja e meça com a fita métrica. No exemplo, o decote tem 8 cm; 

2. Com a camisa dobrada ao meio sobre uma superfície plana e lisa marque o centro da gola com giz ou lápis; 

3. Abra novamente a camiseta e marque, a partir do centro da gola, o ponto máximo do decote medido no passo 1;  

4. Marque, a partir do centro da gola, 5 cm para o lado direito e 5 cm para o esquerdo; 

5. Trace uma reta da lateral direita até o ponto máximo do decote. Faça o mesmo do lado esquerdo para desenhar o V que será recortado; 

6. Dobre a peça e recorte o triângulo marcado;

7. Para incrementar a camiseta, borde a gola com pérolas ou faça um acabamento de crochê com fio de malha.

Fonte: Kelly Serrano, consultora de imagem e estilo Kelly Serrano

 

A reportagem foi publicada na "Revista da Hora", do jornal "Agora".

 
Agora
Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem