Estilo

Mulheres negras afirmam ter dificuldades para achar tons de base adequados à sua pele; veja dicas

A blogueira Maraisa Fidelis diz que as marcas nacionais investiram, nos últimos anos, em novas opções
A blogueira Maraisa Fidelis diz que as marcas nacionais investiram, nos últimos anos, em novas opções - Robson Ventura/Folhapress


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Encontrar a base ideal não é tarefa fácil. Maquiadoras e blogueiras afirmam que a busca é ainda mais complicada para as mulheres negras, que reclamam ainda não encontrar tantas opções no mercado para atender às diversas nuances de sua pele.

“A gama de tonalidades é muito limitada e faltam produtos com preços acessíveis”, diz a blogueira Gisella Francisca, do blog que leva o seu nome.

A maquiadora Gisele Santos concorda e acrescenta que recebe muitas mensagens de jovens negras que se sentem discriminadas por não conseguirem encontrar a cor adequada ao seu tom de pele. “Essa escassez é absurda, pois estamos em um país com 54% de pessoas negras”, diz.

Já Maraisa Fidelis, do blog “Beleza Interior”, tem opinião diferente. Segundo ela, nos últimos anos, marcas mais populares, como Natura, Avon e Vult, têm investido em maior variedade de maquiagens para atender à diversidade das brasileiras.

“Há oito anos, eu não conseguia achar base para a minha pele. Mas, recentemente, desde que o acesso a marcas internacionais ficou mais fácil, as empresas brasileiras abriram os olhos e perceberam que precisavam ampliar a gama de produtos oferecidos às mulheres negras. Hoje, eu, a minha irmã e a minha mãe, que temos diferentes tons de pele, conseguimos achar boas bases nacionais”, destaca.

A blogueira Maraisa Fidelis diz que as marcas nacionais investiram, nos últimos anos, em novas opções
A blogueira Maraisa Fidelis diz que as marcas nacionais investiram, nos últimos anos, em novas opções - Robson Ventura/Folhapress

A Natura afirma que possui diversos tons para todos os tipos de pele. “Não à toa, as bases Radiance e Matific, de Natura Una, possuem 18 tipos diferentes de cores”, informa, por meio de nota.

No portfólio da Avon, há a opção da Base Líquida Matte, disponível em 18 tons. Já a Vult tem 16 opções de cor da Base Líquida HD alta cobertura.

Mas, afinal, como escolher a base ideal para cada tipo de pele? A dica das maquiadoras e blogueiras é testar a cor no rosto, perto do maxilar e descendo para o pescoço. “Aplique e espere cinco minutos. Nesse teste, a base que uniformizar sem destoar da cor da pele é a correta”, ensina Gisele. “A base tem que cobrir as manchas, mas precisa parecer que a mulher não está usando nada”, acrescenta Maraisa.

Para driblar a falta de opções, a blogueira Gisella indica fazer misturas de produtos. “Muitas bases deixam nossa pele acinzentada. Para combater isso, eu uso algum produto de base alaranjada ou vermelha. Pode ser um batom, um bronzer ou um blush cremoso. Só é necessário ter textura líquida ou cremosa para que seja possível misturar”, orienta. Uma opção, segundo ela, é criar o seu próprio produto, misturando protetor solar, a base que preferir e umas gotas ou um pouco do item de fundo alaranjado. “O pó compacto também ajuda a chegar ao tom ideal”, diz.

A maquiadora Gisele diz que muitos rostos possuem áreas mais escuras, como olheiras, e outras claras, como o queixo. Um corretivo alaranjado no local mais escuro ajuda a não acinzentar. “Ele também serve para cobrir espinhas e cicatrizes”, diz.

Ela destaca que a base deve ser aplicada com um pincel de fibra dupla e em movimentos circulares, o que promove um resultado mais natural. Antes de iniciar a maquiagem, Gisele indica também o uso de um “primer” específico para a pele negra. “Se usar um produto com pigmento azulado ou violeta, pode acinzentar a pele também.”

Outra dica é cuidar da higiene da pele. “O segredo da maquiagem não é a maquiagem em si, mas uma pele nutrida e cuidada. Retire sempre a maquiagem, hidrate seu rosto e use filtro solar”, conclui Gisella.


DICAS PARA ESCOLHER A BASE

O ideal é testar no rosto: Passe os diferentes tons de base, um do lado do outro (em fileira), na bochecha, perto do maxilar, descendo para o pescoço. Espere cinco minutos. O que uniformizar sem destoar da cor da pele é o correto.

A base deve ficar o mais natural possível. Não pode parecer que está usando alguma coisa.

A reportagem foi publicada na Revista da Hora, do jornal "Agora".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias