Diversão

Especialistas dão dicas para as pessoas não se endividarem durante as compras de Natal

Confira o que você deve fazer para se dar bem na hora das escolhas

A assistente administrativo Érika de Queiroz, 27, antecipou as compras de Natal no Shopping Itaquera
A assistente administrativo Érika de Queiroz, 27, antecipou as compras de Natal no Shopping Itaquera - Rubens Cavallari/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leonardo Volpato
São Paulo

Escolher presentes de Natal, buscar o melhor preço e correr contra o tempo para dar conta de agraciar toda a família são práticas recorrentes ao fim de cada ano. Para minimizar o desgaste e o prejuízo resultantes dessa maratona, especialistas dão dicas, destacando o planejamento como grande aliado.

Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), afirma que saber colocar na ponta do lápis o limite máximo para os gastos e não ultrapassar essa quantia previamente estabelecida é essencial à saúde financeira.

"Planeje para, antes de sair de casa, saber o quanto pode gastar. Veja qual valor está dentro dos seus padrões, lembrando-se de que em janeiro chegam muitas contas. Na hora da compra, seja criativo e econômico."

Antecipar-se é a melhor saída, também, para evitar tumultos. Foi o que fez a auxiliar administrativa Érika de Queiroz Pinheiro, 27. "Decidi vir antes para me organizar. Também planejei usar o 13º salário", conta.  

A diarista Valdelice Ribeiro, 59, teve a mesma preocupação com o tempo, mas quase estourou seu limite de gastos. "Meus dois netos queriam brinquedos mais caros, mas deu tudo certo”, diz ela, que negociou com eles similares mais baratos. 

A quem deixa tudo às vésperas, o que favorece a impulsividade, Marcela, do SPC, reforça: "Saia com valor contado, não se autossabote." Às compras pela internet, o advogado Gilberto Bento Jr. orienta pesquisas prévias de marcas e produtos. "E veja se o site tem cadeado de segurança à esquerda da tela."

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias