Diversão

Programação variada ocupa bibliotecas municipais de São Paulo

Atrações gratuitas oferecem peças, contação de histórias e shows

Os palhaços Marcha Lenta e Cangica, da peça "Le Petit Corteje"
A peça "Le Petit Corteje" tem música e interação com as crianças - Divulgação/Thiago Vinicius See
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leandro Vieira
São Paulo

Entre estantes recheadas de conhecimento e histórias, as bibliotecas públicas da capital se tornaram verdadeiros centros de atividades culturais, com programação gratuita e diversa.

E, no mês de novembro, o grande destaque são as atrações infantis, com montagens teatrais e contações de histórias que movimentam a imaginação dos pequenos.

Uma delas é “Le Petit Corteje”. No espetáculo, a dupla de palhaços Cangica e Marcha Lenta faz uma mescla de cortejo com oficina, em que o público também pode tocar instrumentos, participar de jogos e improvisar.

“É um desejo de criar para as crianças e com elas ao mesmo tempo. E o palhaço faz isso com bastante força. Costumamos ter uma troca bem bacana. Os pequenos gostam de se sentir criadores”, diz Angelica Müller, que interpreta a palhaça Cangica. Marcha Lenta é vivido por Guilherme Padilha.

Outro espetáculo que ganha espaço nas bibliotecas é “Momento Má(g)ico”. A peça faz uma brincadeira com o nome do mágico, Maico Silveira, e usa utensílios que qualquer pessoa possui em seu dia a dia. “Uso objetos do cotidiano, como cordas, canetas e elásticos. A ideia é mostrar como materiais simples podem ser lúdicos”, conta Silveira.

Ele ainda fala que “Momento Má(g)ico” tem o objetivo de tirar as pessoas da zona de conforto. “Vivemos um momento de incredibilidade. Então, a peça é uma hora em que todos podem parar para entrar no desconhecido, em um período de encantamento em que tudo é possível”, completa.

As contações de história são outro atrativo das bibliotecas. Em “Baú de Histórias”, os pequenos são chamados a participar de uma aventura com surpresas e ações pedagógicas. Já em “Abigail Conta mais de Mil”, a menina Vassilissa passa apuros, mas conta com a ajuda de sua boneca mágica.

Projetos musicais terão MPB romântica e mescla de ritmos

Além da programação infantil, as bibliotecas também vão receber shows de variados estilos. Integrante do grupo Samba de Rainha, a cantora Núbia Maciel monta repertório com músicas românticas. “É um espetáculo intimista, tranquilo, só eu e o meu violão. São composições que, em algum momento, tocaram o meu coração”, conta a artista.

Núbia fará versões para músicas de Dominguinhos (1941-2013), Alcione, Maria Bethânia e Lupicínio Rodrigues (1914-1974). Ela ainda vai cantar faixas de “Uma Qualquer”, seu álbum solo. “Serão apresentações para dentro. Quem está acostumado com o estilo do Samba de Rainha poderá estranhar”, brinca Núbia.

Outros artistas que participam do circuito de bibliotecas em novembro são os músicos Pedro Augusto e Daniel Agabiti. Eles farão o show Roda de Dois - Choro na Escaleta e Cavaquinho. Membros do Clube do Choro de São Bernardo do Campo, eles vão resgatar clássicos do gênero criados por artistas como Pixinguinha (1897- 1973) e Jacob do Bandolim (1918-1969).

A programação completa das bibliotecas da capital pode ser vista no site da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. 

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias