Diversão

João Bosco faz show de graça acompanhado de orquestra sinfônica em São Caetano do Sul

Popular e erudito se reencontram em show organizado pelo Sesc

João Bosco se une à Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes de São Caetano do Sul
João Bosco se une à Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes de São Caetano do Sul - Ricardo Borges-18.abr.2018/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Leandro Vieira
São Paulo

A Fascs (Fundação de Artes de São Caetano do Sul) completa, em 2018, 50 anos de existência em grande estilo. Sua Orquestra Sinfônica Jovem se apresenta nesta terça (4), no Teatro Paulo Machado de Carvalho, e recebe como convidado o cantor João Bosco. Junta-se a eles a Big Band Salada Mista. A organização é do Sesc São Caetano.

Ao todo, 80 músicos interpretam as composições mais conhecidas de Bosco. “As minhas composições já dialogam naturalmente com a música erudita. Venho da tradição das orquestras e é uma felicidade que isso não tenha se perdido”, diz ele.

O repertório terá “Incompatibilidade de Gênios”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Desenho de Giz”, “Papel Marchê” e “Bala com Bala”. "João Bosco é um dos artistas mais importantes da música brasileira. Ele tem um jeito muito particular de tocar violão que combina muito bem com todo o tipo de arranjo”, explica Geraldo Olivieri, maestro da orquestra.

​Ogair Junior, regente da Big Band Salada Mista, concorda: “As canções do Bosco são referência tanto nas melodias quanto nas harmonias e nas letras. A ‘Incompatibilidade de Gênios’, por exemplo, tem uma letra que é engraçadíssima. É um mestre cancioneiro.”

O show ainda celebra os 50 anos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Os ingressos já podem ser retirados em qualquer unidade do Sesc, com limite de duas entradas por pessoa.

SHOW TAMBÉM VAI REVERENCIAR OUTROS CANTORES

A apresentação que vai reunir, em São Caetano, o cantor João Bosco, a Orquestra Sinfônica Jovem e a Big Band Salada Mista fará um passeio por grandes nomes da música nacional. O show vai começar com um número que foi montado pelo maestro Ciro Pereira. Nele, haverá canções compostas pelo cantor baiano Dorival Caymmi (1914-2008), regidas pelo maestro Geraldo Olivieri.

Depois, os músicos fazem uma versão de “Imagina”, criada por Tom Jobim (1927-1994), comandada pelo regente Ogair Junior. “Essa canção tem uma história interessante. O Jobim a compôs afirmando que era impossível colocar uma letra nela. O Chico Buarque encarou como desafio e conseguiu fazer a composição”, conta Junior.

Em seguida, João Bosco entra para fazer a sua participação, que, além de músicas suas, também terá canções famosas de Chico Buarque. Todas elas com os seus arranjos originais, executados pelos instrumentos da orquestra.

"A música eletrônica tem ganhado força nos últimos tempos, até porque ela é mais barata de se produzir. Mas a arte analógica ainda tem a sua força e quem vai a um show de orquestra fica satisfeito com o que ouve”, conta Bosco.

Orquestra Sinfônica Jovem e Big Band da Fascs com participação de João Bosco

  • Quando Terça (4), às 20h
  • Onde Teatro Paulo Machado de Carvalho (alameda Conde de Porto Alegre, 840, Santa Maria, São Caetano do Sul)
  • Preço Grátis
  • Classificação Livre
  • Tel. (11) 4223-8800
  • Capacidade 1.122 lugares
Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias