Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Atriz da série 'Teerã' aproveita cena para fazer merchan de sua grife

Niv Sultan precisou aprender persa e krav magá para viver espiã israelense

Niv Sultan em cena da série Teerã
Niv Sultan em cena da série "Teerã" - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tamar Rabinyan é uma agente do Mossad, o serviço secreto de Israel. Nascida no Irã e fluente na língua persa, ela é escalada para uma missão perigosíssima: se infiltrar numa central elétrica em Teerã e desligar o sistema antiaéreo do país, para que aviões israelenses consigam bombardear uma instalação atômica.

Dá tudo errado, e a moça se vê acuada em Teerã. Os agentes locais estão no encalço dela, e o Mossad quer que ela cumpra outra tarefa, ainda mais arriscada, antes de trazê-la de volta para Israel.

Em linhas gerais, esta é a primeira temporada de "Teerã", série de suspense israelense disponível na plataforma Apple TV +. O programa ganhou vários prêmios, inclusive o Emmy Internacional de melhor série dramática, e transformou Niv Sultan, a atriz que interpreta Tamar, numa estrela em ascensão.

Foi com ela que o F5 conversou por videoconferência, às vésperas da estreia da segunda safra de "Teerã". Diretamente de Nova York, Sultan contou que está encantada com os muitos convites que vem recebendo —ela acaba de rodar um faroeste na Espanha– e do prazer que foi trabalhar com uma lenda como Glenn Close, que participa dos novos episódios.

"Quase todos os atores da série são judeus de origem iraniana, como Shaun Toub e Shervin Alenabi, e falam persa desde pequenos. Eu, não. Minha família veio do Marrocos, e eu precisei ter muitas aulas para fingir que sou fluente em persa. Mesmo assim, minha personagem fala com sotaque, e a desculpa é que ela teria crescido no Qatar".

Niv Sultan também precisou aprender krav magá, a luta marcial israelense, e até mesmo a empunhar uma arma, apesar de ter feito dois anos de serviço militar, obrigatório para ambos os sexos em Israel. "Mas meu trabalho era mais de escritório. Tive que ralar muito para convencer como uma agente secreta".

"Nós não tínhamos muito tempo", prossegue ela. "Mas não importa quantas vezes você ensaie uma cena de ação, o quanto você decore uma coreografia. Você chega ao set e tudo mudou. Novo arranjo de móveis, novas pessoas, e você tem que se ajustar muito rapidamente. É complicado, mas eu adoro!".

"Teerã", obviamente, não foi filmada em Teerã. As ruas que aparecem na série são de Atenas, na Grécia, devidamente "maquiadas" para se parecerem com as da capital iraniana. "O prefeito de lá adora a gente", diz Sultan. "Nossa produção pinta muros cobertos de grafite, conserta buracos, deixa tudo brilhando".

A grande novidade desta temporada é Glenn Close, que faz uma psiquiatra britânica que vive há anos no Irã. Ela se casou com um iraniano e se mudou para o país, onde adotou a religião xiita e até um novo nome –Marjan Montazeri. Mas, quando o marido morre durante uma manifestação contra a ditadura dos aiatolás, Marjan resolve trabalhar pela queda do regime, e se torna agente do Mossad.

"Eu tremi na base quando soube que Glenn Close havia sido escalada", acrescenta Niv Sultan. "Mas ela não tem estrelismo nenhum, e me ensinou muita coisa. Foi um privilégio ver de perto como ela trabalha, como raciocina".

Além do trabalho como atriz, Niv Sultan também é sócia de um negócio junto com suas duas irmãs: a grife de brincos Sultana. Por isto mesmo, a atriz mal acreditou quando uma cena crucial da nova temporada envolvia brincos.

Durante uma festa, Tamar vai à garagem do anfitrião para instalar um dispositivo de espionagem num dos carros dele. Mas é seguida por dois seguranças, que a interpelam. Para escapar, ela inventa que está procurando por um brinco que teria perdido no carro. "É claro que eu aproveitei esta cena para usar um par de brincos da minha própria grife!", ri ela.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem