Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Será que estamos prontos para ver novela no streaming?

Estreia de 'Verdades Secretas 2' levanta questões interessantes

Cena de "Verdades Secretas 2" - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As novelas foram fundamentais para a consolidação da TV aberta não só no Brasil, mas em toda a América Latina. O formato se desenvolveu no rádio, sob forte influência dos folhetins do século 19, com um objetivo claro: forçar o público a sintonizar, quase todos os dias, na mesma estação, no mesmo horário. Uma história contada aos poucos é a maneira mais certeira de fidelizar a audiência.

As primeiras novelas da televisão brasileira duravam poucos meses e tinham poucos personagens. Com o passar dos anos, foram ganhando maior duração, mais subtramas, núcleos de humor, ações de merchandising. Uma novela moderna é todo um universo, em que o enredo principal é só um dos elementos.

Esse inchaço também gerou problemas. Toda novela tem a famosa “barriga”: aquela fase em que nada de realmente importante acontece.

Por isto mesmo, as novelas tradicionais não se prestam a um dos hábitos surgidos com as plataformas de streaming: o chamado binge-watching, que no Brasil virou maratona. Só os fãs mais aguerridos conseguem assistir a quatro ou cinco capítulos seguidos de sua novela favorita. O restante de nós se exaspera com tamanha encheção de linguiça.

No entanto, mesmo com o crescimento meteórico das séries, as novelas seguem sendo o gênero mais popular entre os brasileiros. Um fenômeno tão enraizado na nossa cultura que várias plataformas estão se movendo para incluir novelas nacionais inéditas em seus catálogos.

A primeira delas estreia nesta quarta-feira (20), no Globoplay. “Verdades Secretas 2”, de Walcyr Carrasco, também inova por ser a continuação de uma obra exibida em 2015, retomando vários dos personagens originais.

Serão 50 capítulos ao todo, cerca de um terço do número habitual de uma novela convencional. A Globo trabalhou com este formato na faixa das 23 horas durante alguns anos da década passada, e chegou a batizá-lo de “supersérie” –o nome, pelo jeito, não pegou.

O Globoplay irá disponibilizar 10 capítulos por semana, e ainda não há previsão de exibição na TV aberta. Quando houver, também deve haver cortes entre as 67 cenas de sexo (mais do que uma por episódio).

Aliás, a campanha de lançamento de “Verdades Secretas 2” vem insistindo que a novela é um fruto proibidíssimo, cheio de sequências quentes e polêmicas, para atiçar a curiosidade do público e convencê-lo a assinar a plataforma.

Erotismo também não deve faltar em “Dona Beija”, cuja primeira versão foi exibida pela extinta TV Manchete em 1986. A produtora Floresta comprou os direitos do texto original e, depois de adaptá-lo, pretende gravá-lo com Grazi Massafera no papel principal (o contrato da atriz com a Globo termina no final deste mês). Ainda não foi confirmada a plataforma, mas o mercado aposta na Netflix.

Esses dois projetos têm muito em comum. Além das já citadas cenas eróticas, ambos dão nova embalagem a produtos já conhecidos. A duração mais enxuta é mais adequada para o ambiente do streaming, e a presença de caras famosas traz familiaridade para o espectador.

Mesmo assim, o sucesso ainda é uma incógnita. Novela é um hábito arraigado. Vamos mudar nossa maneira de consumi-las? Ou elas é que mudarão, para se adequar aos novos tempos? Mais importante: a garotada que hoje só quer saber de séries irá se interessar por esse gênero, que elas identificam com as gerações mais velhas? Como se vê, gancho é o que não falta.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem