Tony Goes

Felipe Neto, um novo líder politico brasileiro

Ação na Bienal do Livro do RJ levou youtuber para um outro patamar

Felipe Neto, em 2017
Felipe Neto, em 2017 - Eduardo Knapp/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O começo desta década presenciou um fenômeno que não foi previsto por nenhum analista: a ascensão dos influenciadores digitais, também conhecidos como vlogueiros (blogueiros em vídeo) ou youtubers (por insistência do próprio YouTube, a plataforma favorita desses novos comunicadores).

A onda varreu o planeta inteiro, e é claro que o Brasil não ficou de fora. Nomes como Christian Figueiredo ou Kéfera Buchmann logo se tornaram ídolos de crianças e adolescentes, mesmo sem aparecer na TV. Entre tantas caras novas, uma se destacou: Felipe Neto, o primeiro vlogueiro brasileiro a conquistar um milhão de assinantes para seu canal no YouTube.

Hoje Felipe tem mais de 34 milhões de seguidores, muito mais do que seus colegas de ofício. Também é sócio de empresas ligadas ao setores de entretenimento e tecnologia. E começa a demonstrar um poder surpreendente para os adultos (entre os quais me incluo) que não acompanharam sua trajetória com o devido interesse: a capacidade de influenciar o debate político.

Não foi agora que Felipe Neto começou a incomodar os poderosos. Em 2017, o vlogueiro atacou o pastor evangélico Silas Malafaia, que convocou um fracassado boicote à Disney por causa de um beijo gay em um desenho animado produzido pela empresa.

A treta entre os dois escalou, e Malafaia entrou com um processo na Justiça. Propôs uma conciliação: Felipe tiraria do ar os vídeos em que denuncia esquemas fraudulentos em que o pastor estaria envolvido e pediria desculpas, e não se falaria mais nisso. Sem se deixar intimidar, o youtuber se recusou.

Essa e outras polêmicas em que Felipe Neto se envolveu costumam se restringir ao mundo virtual. Entretanto, no sábado (7) passado, o rapaz usou seu dinheiro e seu poder de mobilização para realizar uma ação concreta, de enorme repercussão no mundo real.

Em uma reação épica à atabalhoada tentativa de censura do prefeito Marcelo Crivella a uma graphic novel da Marvel à venda na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Felipe comprou 14 mil livros de temática LGBT, embalou-os em plástico preto e distribuiu-os gratuitamente na própria Bienal.

Os volumes esgotaram-se rapidamente. Mais tarde, no mesmo dia e já desembalados, foram empunhados por manifestantes indignados com a insistência do alcaide em devolver o Brasil à Idade das Trevas.

A extrema-direita tentou desqualificar Felipe Neto. Desencavaram um vídeo antigo em que o vlogueiro critica o movimento gay. Não funcionou: ele mesmo esclareceu que mudou de ideia por que – ta-dá! – leu muitos livros e abriu a cabeça.

Inconformados, os reacionários ainda levantaram hashtags no Twitter como #PaisContraFelipeNeto e #FelipeNetoLixo. Tampouco deu certo: os apoiadores de Felipe se apossaram delas, e os tuítes positivos ultrapassaram os negativos.

Enquanto isso, a mídia tradicional se surpreendeu com a firmeza e o alcance de Felipe Neto. O vlogueiro agora também é um autêntico líder político, capaz de dar voz aos anseios de uma geração e de apontar novos caminhos.

Felipe faz parte de uma nova leva de atores políticos, que inclui nomes como a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) e os integrantes do MBL (que também vêm demonstrando amadurecimento em suas últimas declarações).

Mas ele irá se candidatar a algum cargo público? Tomara que não: Felipe Neto atinge muito mais gente –e afronta melhor seus adversários– de seu púlpito na internet. Convém prestar atenção aos seus próximos passos.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem