Tony Goes

Para o chef Claude Troisgros, a vida é uma viagem sem fim

'Restaurateur' conta sua vida em documentário gravado no Nordeste

Claude Troisgros em cena do programa ‘Claude - Além da Cozinha’, no GNT
Claude Troisgros em cena do programa ‘Claude - Além da Cozinha’, no GNT - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Era uma vez um gaulês que atravessou o oceano e chegou a uma terra não exatamente bárbara, mas ainda bastante primitiva.

O gaulês então construiu uma aldeia, que não era das mais irredutíveis: ele gostava de acrescentar os produtos locais em suas poções mágicas. Isto fez com que sua aldeia crescesse e se espalhasse, ocupando espaços até na televisão.

Este gaulês é Claude Troisgros, um dos muitos chefs franceses que se instalaram no Brasil desde meados da década de 1970. Foram eles que trouxeram para cá a revolução da “nouvelle cuisine”, muito mais leve do que a culinária francesa tradicional. Também ensinaram os brasileiros a usar maracujá, aipim e outros ingredientes desprezados em receitas sofisticadas.

Já consagrado como “restaurateur”, à frente de casas no Rio e em Nova York, Troisgros descobriu uma segunda carreira: a de apresentador de TV. Seus programas no canal GNT transformaram-no em uma figura popular, graças ao seu eterno bom humor e ao seu sotaque inconfundível.

Todos os anos, Troisgros se desliga de sua agenda carregada viajando de moto por algum lugar da América do Sul, sozinho ou com amigos. É para “descansar do personagem”, diz ele. Mas, em 2018, ele trabalhou até mesmo nessas férias: uma equipe de filmagem o acompanhou durante um périplo por quatro estados do Nordeste.

O resultado é o documentário “Claude – Além da Cozinha”, que estreou nesta quinta (31) no GNT. Troisgros foi de Maceió a Aracaju pelo caminho mais longo: pelo interior, percorrendo mais de dois mil quilômetros através do agreste e do sertão de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Sergipe.

Ao longo do caminho, foi parando e experimentando as iguarias locais. Também não resistiu a dar seus pitacos: jogou cachaça em um cozido de bode e preparou uma maionese apimentada para acompanhar pitus (uma espécie de camarão) pescados no rio São Francisco.

No entanto, o mais interessante do longa de Ricardo Pompeu é a trajetória do próprio Troisgros, narrada por ele mesmo. Entre risos e lágrimas, o chef fala de seu início no restaurante do avô, de sua relação com o mítico Paul Bocuse (“meu segundo pai”) e das razões que o trouxeram para o Brasil.

Mas Troisgros não tem nada de saudosista. Está sempre aberto para o novo e para as trocas. Quer mais aprender do que ensinar. Sua curiosidade e seu interesse por tudo o que é humano dão a sensação de que ele nunca se entedia: tem sempre alguma novidade a lhe chamar a atenção. 

Por isto, quando ele fala que quer “descansar o personagem”, pode estar dizendo apenas que quer se afastar dos probleminhas do dia-a-dia. 

Eu já participei de duas viagens de lazer em que Troisgros também estava, e a impressão que ele me causou pessoalmente é a mesma que o chef passa na TV: um homem afável, divertido e sempre com um pé na estrada. Nem que essa estrada seja apenas mental.

“Claude – Além da Cozinha” ainda será reprisado algumas vezes pelo GNT, e já está disponível na plataforma GNT Play. Um recorte instrutivo e despretensioso da grande viagem que Claude Troisgros vem fazendo há décadas.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem