Tony Goes

Rio2C enfrenta o desafio de ser o maior evento multimídia do Brasil

Objetivo é se transformar em uma versão tropical do South by Southwest

A ex-militar americana que trocou de sexo, Chelsea Manning, em palestra no festival South by Southwest (SXSW), em Austin
A ex-militar americana que trocou de sexo, Chelsea Manning, em palestra no festival South by Southwest (SXSW), em Austin - REUTERS

Realizado anualmente desde 2011, o Rio Content Market logo se tornou o mais importante encontro entre produtores, distribuidores e exibidores do mercado audiovisual brasileiro.

Ao longo da semana seguinte à do Carnaval, os salões de um hotel da Barra da Tijuca eram tomados por gente querendo vender projetos para cinema, TV e internet, gente interessada em comprar esses projetos e gente circulando entre as palestras e apresentações especiais.

Em 2018, o evento dará um salto ambicioso. Mudou de escopo, de endereço e até de nome: agora se chama Rio2C (“Rio to see”, Rio para ver), a abreviatura irreverente de Rio Creative Conference.

O objetivo é se transformar em uma versão tropical do South by Southwest (mais conhecido pela sigla SXSW), o gigantesco festival de música, cinema e inovação tecnológica que acontece todo mês de março em Austin, nos EUA.

De 3 a 8 de abril, o Rio2C ocupará a Cidade das Artes, um enorme complexo cultural plantado no meio da avenida das Américas, na Barra. Além da programação típica do antigo Rio Content Market, também haverá seções inteiras voltadas para a música, os games e os aplicativos. E, pela primeira vez, alguns shows e painéis serão abertos ao público em geral.

É uma aposta ousada, que ocorre em um momento complexo. Como em muitos países, a televisão passa por um momento de transição no Brasil. A TV aberta vem perdendo anunciantes e a TV paga, assinantes. Enquanto isto, as plataformas de streaming não param de crescer.

O Rio de Janeiro também está em uma fase complicada. A cidade, que parecia estar renascendo para a Copa e a Olimpíada, descambou para o caos político, econômico e social. Os números da violência, amplificados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, são de assustar qualquer um.

Mesmo assim, a organização do Rio2C espera uma afluência recorde de participantes. Os convidados internacionais incluem desde o ator Ryan Kwanten (“True Blood”), que vem lançar a série policial “The Oath”, a Cort Lane, vice-presidente da Marvel para Animação e Entretenimento para a Família, que dará uma palestra que promete ser muito disputada.

Novidades como a realidade virtual e a realidade aumentada também terão espaço, e até um festival de food trucks está na programação.

Se a recuperação da economia brasileira for para valer, o Rio2C será um sucesso. E se for mesmo, dentro de pouco tempo, os resultados devem estar brotando nas telas, nos celulares e nos fones de ouvido.

Tony Goes

Tony Goes tem 56 anos. Nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em São Paulo desde pequeno. Já escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. E atualiza diariamente o blog que leva seu nome: tonygoes.blogspot.com

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem