Tony Goes

Como a internet ressuscitou a carreira de Gretchen?

Gretchen participa de novo clipe de Katy Perry
Gretchen participa de novo clipe de Katy Perry - Reprodução/Instagram/mariagretchen


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A semana mal começou e Gretchen já nos deu duas porradas. Na manhã deste domingo (2) foi divulgado que Gretchen aparece no lyric vídeo (vídeo da letra) oficial de “Swish Swish”, o novo single de Katy Perry, que estreia nesta segunda-feira (3).

Algumas horas depois, a Netflix postou nas redes sociais um promo da série “Glow” --estrelado pela rainha do bumbum e sua suposta arqui-inimiga, a ex-chacrete Rita Cadillac.

Sim, meus amigos. Aquilo que tanto temíamos finalmente está acontecendo: Gretchen vai dominar o mundo.

Mas como foi que isto aconteceu? Como que uma cantora que não emplaca um sucesso nas paradas há mais de três décadas de repente parece estar em toda parte?

Não foi de repente, é claro. O ressurgimento de Gretchen começou há pelo menos dez anos, quando ela estrelou filmes pornográficos para a produtora Brasileirinhas.

Esse retorno à evidência coincidiu com a explosão dos reality shows na TV brasileira, e a cantora logo se tornou presença frequente nas atrações do gênero.

Gretchen já competiu em “Troca de Família”, “A Fazenda” e “Power Couple”, todos da Record. Não venceu nenhum deles, e ainda assim saiu vitoriosa. Porque nunca teve o menor prurido em se expor, em reagir exageradamente, em fazer as mais grotescas caretas. O resultado é que, além do bumbum, Gretchen é também a rainha dos memes.


Muito mais que a televisão ou que os pequenos golpes publicitários --como o que Gretchen protagonizou em 2011, quando fingiu que estava trabalhando como atendente de uma lanchonete nos Estados Unidos-- foi a internet que que deu projeção mundial à nossa maior subcelebridade.

Claro que ela não é nossa única conterrânea a brilhar nessa nova mídia. Renata Sorrah também teve seu momento de glória quando uma cena de sua personagem Nazaré Tedesco, da novela “Senhora do Destino” (Globo, 2004, atualmente sendo reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo”) viralizou com o meme que ficou conhecido internacionalmente como “Confused Lady”.

A vilã Nazaré inspirou muitos outros Gifs e memes, mas, coitada --ela teve apenas uma encarnação (embora prometa voltar em 2018, se a novela “O Sétimo Guardião”, de Aguinaldo Silva, finalmente for produzida).

Gretchen, por outro lado, teve quase tantas vidas quanto maridos. E segue a todo vapor, fazendo shows (como o que agitou o Carnaval paulistano deste ano, no bloco Domingo Ela Não Vai) e alimentando com vídeos seu canal no YouTube.

O resultado é que a sua carreira agora se retroalimenta. Gretchen e sua assessoria aprenderam a lidar com a web, sem medo de cair no ridículo.

Aliás, quanto mais ridículo melhor. Podemos até rir dela, mas adivinha quem está rindo a caminho do banco?


Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias