Tony Goes

'Pega Pega' apresenta personagens dúbios em estreia movimentada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com a responsabilidade de manter a sequência ininterrupta de sucessos na faixa das 19 horas da Globo, iniciada com "Alto Astral" no final de 2014, Pega-Pega estreou nesta terça (6) com um capítulo agitado e divertido.

Claudia Souto, mais uma veterana colaboradora em obras alheias, tem aqui sua primeira oportunidade de assinar uma novela como titular. Um tipo de promoção que a emissora vem fazendo com frequência, para renovar seu time de autores.

A trama é centrada no fictício Carioca Palace Hotel, claramente inspirado no Copacabana Palace, o mais tradicional hotel do Rio de Janeiro. O proprietário do Carioca também tem um pezinho na realidade: Pedrinho Guimarães (Marco Caruso) lembra muito o bon vivant Jorginho Guinle (1916 2004), da família que foi dona do Copa durante décadas.

O título original da novela era "Pega Ladrão", pois seu plot principal é o roubo dos 40 milhões de dólares que Pedrinho recebe pela venda de seu estabelecimento. Cogitou-se que a mudança, há pouco mais de um mês, teria sido feita para evitar qualquer referência ao complicado momento político que vivemos.

De qualquer maneira, o que se viu no primeiro capítulo foi um desfile de personagens que não podem ser classificados nem como vilões, nem como mocinhos.

Pedrinho é simpático e adorável, mas exige receber o pagamento pelo hotel em dinheiro vivo para fugir com ele do Brasil e dos impostos. Os funcionários que planejam roubá-lo têm motivos variados. A camareira Sandra Helena (Nanda Costa) só quer uma vida de luxo; já o garçom Julio (Thiago Martins) precisa urgentemente pagar os aluguéis atrasados da casa onde vive com as tias.

Ele irá se envolver com a policial Antonia (Vanesa Giácomo), que abriu o capítulo com uma espetacular sequência de perseguição em plena praia de Copacabana (provavelmente gravada de madrugada, já que o movimento por lá costuma ser intenso).

Outros núcleos foram apresentados. Em Foz do Iguaçu, o empresário Eric (Mateus Solano), que irá comprar o Carioca Palace, parece esconder um segredo maior do que a tumultuada relação com sua filha Bebete (Valentina Herszage), que tenta fugir com Márcio (Jaffar Bambirra), um jovem integrante de uma companhia de teatro de bonecos.

Os dois acabam se perdendo à noite numa mata, onde acontece a cena mais ousada da estreia. Bebete vê, atrás de uma árvore, um canguru (em computação gráfica) que acena para ela. O bicho na verdade é um dos bonecos de Márcio, mas só a garota o vê se mexer sozinho. Lembrou a relação do Calvin das histórias de quadrinhos com Hobbes, seu tigre de pelúcia.

Ainda é cedo para saber se essa novidade vai funcionar. Já os demais ingredientes de "Pega Pega", se não arriscam muito, tampouco comprometem a receita bem-sucedida do horário: romance e humor com algumas pitadas de ação. E personagens dúbios, que transitam entre o bem e o mal, o que deixa qualquer narrativa mais interessante.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias