Tony Goes

Barraco com brasileiros foi só mais um para Azealia Banks

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Azealia quem?

A pergunta dominou as redes sociais nos primeiros dias de 2017. De repente, o Brasil estava sendo insultado por uma tal de Azealia (ou Azaléa, como ela logo foi rebatizada) Banks, uma celebridade da qual muita gente nunca tinha ouvido falar.

LEIA TAMBÉM:

Azealia Banks, que ofendeu brasileiros, e Mariah Carey geram primeira onda de memes do ano

Câmeras de segurança não gravaram suposta agressão de Russell Crowe a Azealia Banks, dizem policiais

Então vamos lá. Azealia Banks é uma rapper americana de 25 anos de idade, bonita e talentosa. Seus discos costumam ser elogiados pela crítica, e ela já ganhou diversos prêmios.

Mas emplacou bem poucos hits, é verdade. Ficou muito mais conhecida pelas controvérsias em que se meteu do que por sua música. E controvérsia é o que não falta em sua curta carreira.

Desde que despontou em 2011, Azealia Banks já se envolveu em barracos com... (deixa eu respirar fundo): as cantoras Lady Gaga, Katy Perry, Lily Allen, Rita Ora, Nicki Minaj e Iggy Azalea; os cantores Zayn Malik (ex-One Direction), Pharrell Williams e A$AP Rocky; o produtor musical Diplo; o blogueiro de celebridades Perez Hilton; o editor da revista Vice, Mitchell Sunderland; e muitos, muitos outros.

A maioria dessas brigas foi virtual, via Twitter. Mas Azealia também já causou tumulto ao desembarcar de um voo em Los Angeles: insultou um passageiro que estaria bloqueando sua passagem e precisou ser contida pela tripulação.

Em outubro passado, Azealia acusou o ator Russell Crowe de xingá-la, cuspir nela e até tentar enforcá-la numa festa. O rapper RZA disse que foi a moça quem teria provocado o incidente.

Provocação é com ela mesma. Claro que Azealia Banks sabia que o vídeo no qual mostra o quarto onde sacrifica galinhas repercutiria mal. Parece até que ela queria que alguém desrespeitasse sua religião tradicional africana, como acusou Sia depois que esta se horrorizou com as paredes sujas de sangue.

Foi a postagem deste vídeo polêmico que deu origem ao bate-boca com internautas brasileiros. Azealia tem toda a razão ao denunciar o racismo do qual é vítima. Mas acabou detonando uma guerra memeal contra si mesma, essa modalidade bélica na qual somos imbatíveis.

O fato é que Azealia Banks é uma barraqueira profissional, não uma artista importante. Seu estilo destrambelhado lembra uma mistura da Luana Piovani dos velhos tempos com nitroglicerina. Pode estar dando certo, se o objetivo for mantê-la nas manchetes. Mas alguém aí lembra de suas músicas?

Azealia é tão desimportante que até já foi esquecida no Twitter. O hashtag desta terça (3) é #BrasileirosPrecisamDeCérebro, em resposta a um português que ousou questionar nossa inteligência.

Sei não, mas às vezes acho que somos tão ocos quanto a rapper americana.


Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias