Tony Goes

Por que Rafaela Silva só ganhou respeito depois do ouro?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ah, a diferença que uma medalhinha faz.

Quatro anos atrás, Rafaela Silva foi escorraçada na internet. A judoca cometeu uma falta que a desclassificou da Olimpíada de Londres.

Foi sem querer, é claro. Mas este erro involuntário serviu como autorização para os racistas apedrejarem-na com comentários horrorosos.

"Macaca", "volta para a jaula", "vergonha" e daí para baixo. Rafaela leu as injúrias logo depois da luta. Seu sangue ferveu e ela respondeu à altura.

Para quê? Não se ganha uma discussão na web. Cada resposta a um imbecil funciona como água sobre um gremlin: eles se multiplicam, e redobram o ataque.

O Comitê Olímpico Brasileiro advertiu Rafaela e limitou seu acesso à internet, para protegê-la. Mesmo assim, a atleta ficou tão abalada que quase desistiu da carreira.

Renasceu um ano depois, quando arrebatou o título mundial de sua categoria. E ontem calou a boca de seus críticos de uma vez por todas: ganhou a primeira medalha de ouro para o Brasil na Rio-2016.

Mas não deveria ser assim. Ninguém precisaria ter que conquistar uma medalha para ser tratado com um mínimo de civilidade.

Só que o advento da internet funcionou como um "liberou geral" para o lado escuro do ser humano. No mundo inteiro, racistas, homofóbicos, machistas e preconceituosos em geral se valem do anonimato propiciado pela rede para extravasar ódio e recalque.

Agora Rafaela Silva é a heroína da vez. Sua história de vida virou exemplo de superação, essa palavrinha mágica tão querida pelos grandes anunciantes e pelos programas de auditório.

Enquanto isto, a nadadora Joanna Maranhão —outra que dedicou a vida para trazer glórias ao esporte nacional— é hostilizada nas redes sociais.

O pecado dela? Chegou em 15º. lugar na prova dos 400 m medley. Treinou arduamente, competiu com bravura e perdeu. Para os internautas que nunca ouviram falar em espírito olímpico, isto basta para torná-la um alvo permitido.

Joanna vai processar todos os algozes que conseguir identificar. Enquanto isto, Rafaela tem um futuro róseo a curto prazo: irá estrelar campanhas publicitárias, frequentará talk shows, será cantada em verso e prosa. Até quando só iremos respeitar os vitoriosos?

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias