Tony Goes

Xuxa ainda não resolveu se vai ou se fica, mas pode ser tarde demais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde meados de novembro que não se passa uma semana sem um novo capítulo da novela "A Encruzilhada de Xuxa". Ou, melhor dizendo, o MESMO capítulo, com pequenas variações: Xuxa estaria indo para a Record, frustrada por não ganhar um novo programa na Globo.

A variação desta semana, segundo o colunista do UOL Ricardo Feltrin, é que o estafe de Xuxa não quer que a apresentadora vá para a emissora da Igreja Universal. Temem um fiasco como o vivido por Gugu Liberato, e não sem razão.

Será que é melhor para Xuxa continuar na Globo até o final de seu contrato, mesmo sem ter uma atração fixa? É o que acontece há anos com Renato Aragão. Hoje em dia o decano humorista só aparece no vídeo em ocasiões especiais, como o "Criança Esperança".

Mas Renato tem 80 anos de idade, e Xuxa, só 51 —muito jovem para se aposentar. Ou não? O fato é que a "persona" que ela criou para si mesma nos anos 80 já está com o prazo de validade expirado.

Xuxa jamais se desvencilhou do título de "rainha dos baixinhos". Ao contrário de sua colega Angélica, não conseguiu fazer a transição do público infantil para o adulto. O resultado é que hoje não tem mais público, salvo algumas bichinhas que fazem tocaia na porta do Projac.


A culpa é, em parte, dela mesma. Xuxa demorou a abrir mão do imenso portfólio de produtos licenciados em seu nome, quase todos voltados para crianças. E, para rodar tanta mercadoria, ela continuou apresentando programas com pegada pueril até quando não dava mais.

Talvez este seja o momento ideal para Xuxa reposicionar sua própria marca. Fora do ar há um ano, ela pode voltar com um programa vespertino na Record, que teria planos para transformá-la na "Ellen De Generes brasileira".

Mas será que é para valer? Dentro da Globo, muitos executivos suspeitam que a loura esteja blefando quando ameaça se transferir para o canal dos bispos. O que ela gostaria mesmo é de permanecer na casa onde está há quase 30 anos. Ela e todo seu staff, bem entendido.

E aí se abre outro problema: onde alojá-la na grade? O dia tem só 24 horas, a semana só sete dias. Onde Xuxa se encaixa nesse tempo tão limitado?

O "TV Xuxa" não apresentava grandes diferenciais em relação a outros programas de variedades da Globo: números musicais, brincadeiras, presença maciça do elenco das novelas. E não ia bem de audiência.

Xuxa precisa se reinventar se quiser voltar à telinha. Acho que ainda dá tempo —afinal, ela tem carisma, beleza e determinação. Só falta a vontade de mudar.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias