Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas

O que explica essa fixação em Ana Paula Arósio?

Atriz fez a opção de começar uma nova vida e reescrever sua história em outro lugar

A modelo e atriz Ana Paula Arósio em um comercial - André Rau/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ana Paula Arósio é uma atriz reconhecida e premiada. Durante muitos anos, ela foi uma estrela de destaque da TV brasileira, um grande nome das novelas, filmes, séries e comerciais. Faz sentido que as pessoas lembrem dela até hoje, afinal, ela teve papéis em produções importantes como na novela "Terra Nostra", na minissérie "Hilda Furacão" ou em "Éramos Seis", do SBT. Sem contar que chegou a ser escolhida pela então poderosa Avon como símbolo da marca.

Mas certamente sua beleza impactante, seu rosto perfeito e seus olhos muito azuis, foram fatores que impulsionaram sua carreira. Foi provavelmente sua imagem impactante que fez com que uma publicitária a "descobrisse" em um supermercado quando ela tinha apenas 12 anos. Foi seu encantamento que conquistou o diretor Nilton Travesso, que convenceu Silvio Santos a contratá-la e transformá-la numa atriz.

Mas há algo de especial em Ana Paula Arósio que vai além de sua privilegiada aparência ou de seu reconhecido talento. Ela exerce um fascínio que atravessa décadas sem perder a intensidade.

Mesmo sendo discreta, tendo desistido da carreira e se mudado para a Inglaterra para viver com seu marido num sítio para se dedicar à criação de cavalos, ela continuou na memória e no imaginário de muita gente. As pessoas se perguntavam onde ela estava, por que não voltava a atuar aqui no Brasil. Era comum encontrar seu nome em alguma coluna do tipo "onde andará".

Depois de alguns anos sumida, Ana Paula voltou em 2020 para fazer um comercial de TV, com grande celebração. Veio, fez a campanha e voltou para sua vida discreta sem mais alarde.

Eis que agora, depois de uma década morando na Inglaterra e 15 anos afastada da TV, a atriz volta para gravar um quadro para a Globo. E explica o que parece inexplicável para muita gente. Por que ela abandonou sua carreira, seu sucesso, seu futuro como atriz?

Olhando de fora, parece incompreensível que uma pessoa que conquistou coisas que tantos buscam, como fama, sucesso financeiro e reconhecimento, abra mão de tudo. Mas Ana tinha seus motivos, como questões de família e traumas pessoais.

Talvez esteja aí a resposta para a fixação que temos em relação a ela. Ana Paula Arósio, talentosa, carismática, fez a opção de começar uma nova vida e reescrever sua história em outro lugar. Uma vida longe dos holofotes, como a imprensa gosta de dizer e totalmente fora desse mundo escravizante da nova fama digital, onde todos são obrigados a produzir conteúdo o tempo todo, para não perder engajamento, para não perder seguidores ou publis.

Ela escolheu viver a vida real, no compasso da natureza, no tempo da calma, livre de todas as amarras e obrigações da fama e da vida pública. E é essa coragem de viver a própria vida com liberdade e do jeito que se quer que tanto nos fascina.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem