Ricardo Feltrin

Desde 2001, Silvio Santos perdeu 50% da audiência

A imprensa que cobre televisão e famosos, de forma, geral, costuma ser condescendente com Silvio Santos. E ele, que é uma lenda viva, até que merece ser querido. Simpático, carismático, brincalhão e com um vitalidade incrível aos 83 anos, é difícil não gostar dele. Ainda assim tem quem não gosta. Pelo menos é isso mostra uma ampla medição de ibope feita só para o "Programa Silvio Santos". Ela abrange desde os anos 2001 até agosto de 2014.

VEJAMOS

Desde 2001 Silvio Santos perdeu praticamente 50% dos seus telespectadores na Grande São Paulo. Sua média de audiência em 2001 era de incríveis 19,7 pontos. De cada 100 TVs ligadas, 35,3% estavam sintonizadas no SBT. Este ano aqui, por exemplo, Silvio está com média de 9,8 pontos, enquanto que seu share caiu para metade também 17,2%.

Vamos ver a tabela completa

ANOS DE IBOPE DO "PROGRAMA SILVIO SANTOS" ANOS DE IBOPE DE SILVIO SANTOS (% das TVS LIGADAS)
em pontos em porcentagem no universo de TVs ligadas
2001 - 19,7 pontos 2001 - 35,3%
2002 - 18 2002 - 32,7%
2003 - não houve 2003 - sem programa
2004 - 16,9 2004 - 25,7%
2005 - 16,5 2005 - 25,4%
2006 - não houve 2006 - sem programa
2007 - 6,6 2007 - 14,3%
2008 - 8,3 2008 - 16,7%
2009 - 8,9 2009 - 16,6%
2010 - 10,1 2010 - 16,7%
2011 - 10,9 2011 - 18,0%
2012 - 9,9 2012 - 17,6%
2013 - 9,2 2013 - 16,5%
2014 - 9,8 2014* - 17,2%
* Computados dados até 3 de agosto de 2014

CONSIDERAÇÕES

É curioso lembrar que quase nunca se publica notas com médias de Silvio Santos com uma quantidade tão grande de anos. A assessoria do patrão costuma divulgar sempre que ele vence a Record ou deixa até a Globo em segundo lugar. Isso são fatos. Silvio realmente realiza verdadeiros milagres com um programa que praticamente não muda desde que estreou. Então só se pode concluir que o telespectador fica assistindo muito mais por causa dele que dos convidados —ao contrário da maioria dos programas de TV.

ACONTECE

Só que Silvio é um mortal como qualquer outro e também está tendo sua audiência drenada de forma ininterrupta há pelo menos 14 anos. E nem é possível usar o argumento de que, ora, de o Silvio perdeu, as outras emissoras também perdem, que onde já se viu cometer tal injustiça, que Silvio é o máximo e coisa e tal. Não é.


TABELINHA

Para efeitos de comparação estamos usando apenas as faixas horárias em que o "Programa Silvio Santos" vem sendo exibido através dos séculos dos séculos amém. Em 2001, por exemplo, no mesmo horário do "patrão" a Record obtinha 5,5 pontos e 10,4% de share. Hoje sua média é de 10 pontos e o share é de 17,6%; a Globo em 2001 tinha 21,6 pontos de média e 38,7% de share. Hoje a emissora atinge 17,1 pontos de média e 30% de share. Vamos à Band: 14 anos atrás a TV Band marcava 2,3 pontos de média e 4,2% de share, enquanto hoje tem 4,6 pontos e 8,1 de share. A RedeTV! tinha 2,2 pontos e 3,9 de share; hoje marca 2,1 pontos e 3,7% de share.

PORTANTO

É possível afirmar que, na guerra do domingo, uma das maiores vítimas em sangramento tem sido justamente o veterano Silvio Santos. Também é possível notar que o domingo à noite se tornou um bom investimento para a Record, graças ao "Domingo Espetacular". O programa simplesmente se estabilizou num dos horários mais ingratos da TV, e incomoda por vezes até o "Fantástico".

QUE BAGUNÇA

A gente vive falando que as emissoras de TV estão em "guerra", mas isso é porque vocês não viram as ondas do rádio. Está um verdadeiro troca-troca de posições. A Nativa, ex-líder, despencou para o terceiro lugar. A Transcontinental, antiga líder retirada do alto do pódio justamente pela Nativa, deu a volta por cima, passou a rival e assumiu o segundo lugar. A nova líder da rádio FM em São Paulo é a Band FM. Vejam o ranking completo:

RANKING DAS RÁDIOS FM
Em nº de ouvintes por minuto

1º Band - 276,9 mil
2º Transcontinental - 263.0 mil
3º Nativa FM - 261,3 mil
4º Top FM - 176,8 mil
5º Gazeta FM - 170,3 mil
6º Vida FM - 147.5 mil
7º Alpha FM - 135,5 mil
8º 105FM - 114,6 mil
9º Rádio Mix - 100,3 mil
10º 89FM - 83,2 mil
11º 89,7 - 79,6 mil
12º Metropolitana - 79,2 mil
13º Antena 1 - 62,8 mil
14º Kiss FM - 57,4 mil
15º Disney - 53,2 mil

Obs: Ranking geral. Trimestre: Maio, Junho e Julho (2014), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

PAU QUE NASCE TORTO ENDIREITA

É notável como a vida do menino-problema Justin Bieber mudou do vinho para a água depois que ele passou a frequentar a igreja Hillsong —originária da Austrália, mas com unidades em quase todo o mundo. Claro que nenhuma igreja faz milagre (por mais que alguns pastores brasileiros insistam), mas Bieber definitivamente parece outra pessoa hoje. Parou de beber, não usa mais barbitúricos, tem mantido a raivinha sob controle, enfim.


FALANDO EM IGREJA

Alguns famosos e outras celebridades da Record que foram obrigados, quero dizer, convidados, ou melhor, persuadidos com muito vigor a visitar o Templo de Salomão primeiro ficaram boquiabertos com a suntuosidade do lugar, que nem lembra um imóvel que está instalado no Brasil. Depois do culto em que participaram, as celebridades maaaaaaaaais uma vez ficaram boquiabertas: dessa vez com o número de obreiros e pastores insistindo com muita assertividade que eles deveriam doar dinheiro para a obra. Alguns atores e atrizes chegaram quase a ser cercados. E nem adiantava tirar uma notinha de R$ 50 da carteira. Eles queriam cheques. Checões. Checaços gordos. O argumento mais comum era: "Vocês acham que é fácil e barato manter esta obra?"

DE FATO...

...seria o caso de rebater aos obreiros com outra pergunta: "Vocês acham que fui EU quem mandei erguer esta obra?"

VOCÊ SABIA...

...que o canal TLC, antes conhecido como Travel & Living Channel não tem mais esse nome? Éééééé. Agora ele pode ser chamado de Tender, Love & Care. Ou Teachining & Learning Channel....

PRA FICAR BOM MEESMO...

....Agora só falta o TLC tirar do ar aquele programa nojento chamado "Muquiranas". Sim, aquele que mostra gente que caça lixo abandonado em becos para servir para os amigos (sic), que usa fio dental até cinco vezes, que só tem duas cuecas e bebe urina uma vez por dia para economizar um pouco de água.

*Acho...

...que vou vomitar....

QUEM É LEGAL

Canal TBS

Com exceção da verdadeira overdose diária de "Sex & the City", o canal TBS é bem mais divertido que os Sony Spins da vida. Traz seriados arcaicos, mas os quais a gente estava morrendo de saudades, como "Becker" (Ted Danson), "The King of Queens", "The Office", "Agente 86". Muito bacana diante da mesmice total da concorrência.

QUEM IRRITA

Volume diferente em cana canal

Vem ano, vai ano e o Ministério das Comunicações e tampouco a Anatel nem sequer movem uma palha no sentido de normatizar uma das coisas mais desagradáveis da TV aberta e paga: a incrível variação de colume entre um canal e outro. Você liga na Cultura, mal dá pra escutar. Sintoniza na TV Assembléia e lá se vai um de seus tímpanos, arrebentado pela enorme altura que o canal transmite. É uma indecência e um desrespeito para o telespectador. Vão me dizer que em pleno século 21, com tanta tecnologia, "não há o que fazer?" Na TV aberta já muito nais descaramento. O filme parar, entram os intervalos e aí o volume já está duas ou três vezes mais alto. Pra quê? Pra toda vizinhança do bairro ouvir o comercial também? Ao inferno com isso!

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias