Ricardo Feltrin

Ibope do 'Big Brother Brasil' cai mais de 50% em dez anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Globo parece achar que o reality "Big Brother Brasil" é um patrimônio da humanidade, mas o público vem fugindo da atração (sic) feito cobra de um mangusto¹, nos últimos dez anos. Desde 2004, quando registrou 45,3 pontos de média, e no ano seguinte, quando bateu seu recorde com 47,5 pontos, o programa com desconhecidos só faz minguar a audiência. Vamos logo aos números. Foram mais de 50% de perda de ibope em pontos:

Crédito: editoria de arte/folhapress A evolução da audiência do “Big Brother Brasil”Nos últimos dez anos, o reality show da Globo perdeu 50% de audiência

VEJAMOS...

Digamos que a Globo queira justificar que a queda em número de pontos não seja relevante (esse argumento agora está na moda entre programas que despencam no ibope); ela pode alegar que a população vem crescendo nos últimos dez anos, ou que há mais TVs no país nesse período. Nesse caso vamos olhar o share. O share é a participação de um programa no universo de TVs ligadas. Vejam abaixo. A perda é semelhante: 43 em cada 100 aparelhos deixaram de sintonizar no reality:

Crédito: editoria de arte/folhapress A evolução do share do reality show Cai a participação do "BBB" entre o número de TVs ligadas nos últimos dez anos

NO MÍNIMO, CURIOSO

Outro fator que pode ser observado pela análise dos números de audiência do "BBB" nos últimos dez anos é que, quando o programa entra no ar, emissoras concorrentes como SBT, Record e Band registram seus melhores índices de ibope. Um dos únicos horários em que há forte evidência de fuga da Globo para outros canais.


NO MÁXIMO, ESTRANHO

Apesar do equilíbrio de sexos entre os participantes, o "BBB" foi vencido nove vezes por homens e apenas quatro vezes por mulheres desde sua primeira edição.

LÍNGUA INCONTIDA

Quando estava na Band, um dos "esportes" favoritos de Monica Iozzi nos bastidores era falar mal da Globo. Hoje, contratada da emissora, seu esporte passou a ser falar mal da Band. Ex-colegas de Iozzi ironizam: Quando ela um dia estiver na Gazeta, vai falar mal de quem? Da TV Mix?

Crédito: Victor Affaro /Divulgação/ Revista Tpm Monica Iozzi comentou sobre o trabalho de repórter do "CQC" em Brasília
A apresentadora e atriz Monica Iozzi

JAPONEUSA

A Record decidiu colocar o programa de Sabrina Sato aos sábados. Mas só deve estrear na primeira quinzena de maio, depois que a nova programação da emissora estrear (em abril). Sabrina vai entrar no ar por volta das 21h. A ideia da Record é usá-la também para turbinar o "Legendários", de Marcos Mion. Ou seja, será um tentativa de repor parte do ibope que o canal perdeu nesse dia, após a migração de "O Melhor do Brasil" para os domingos.

CHORÃO

Mion vinha esperneando porque, com Rodrigo Faro, ele começava o "Legendários" com média de 6 pontos, ou até mais. Sem Faro, passou a começar seu programa até com 2 pontos, penando por quase uma hora para elevar essa média para 7 ou 8 pontos.


NOVO DISCURSO

Ficou claro no lançamento da nova programação da Record, na última terça-feira (18), que a emissora não fala mais absolutamente em "caminho da liderança". Vale lembrar que, pelos planos da casa, 2015 seria o ano em que ela alcançaria o primeiro lugar em audiência no país. Bem, isso definitivamente virou um sonho de uma noite de outono...

VELHOS HÁBITOS...

A verdade é que a Globo continua imbatível e sua média de ibope ainda é quase sempre maior que a soma de todas as concorrentes somadas. E se somar a audiência que a Globo (aberta) obtém também na TV por assinatura, a diferença fica maior ainda.

AUSENTES

Chamou a atenção também na festa da Record a ausência de duas de suas principais estrelas da dramaturgia: Paloma Duarte e Milhem Cortaz. Talvez seja apenas coincidência a falta de, justamente, dois atores que estão na mira da Globo.

Crédito: Bruno Poletti/Folhapress - Michel Angelo/Record SÃO PAULO, SP, BRASIL, 27-01-2014: Cinema: o ator Milhem Cortaz na pré-estreia do filme "Quando Eu Era Vivo", no shopping Jardim Sul, na zona sul de São Paulo (SP). (Foto: Bruno Poletti/Folhapress, MÔNICA BERGAMO) ------------------- ----------------- PECADO MORTAL: Paloma Duarte é Dorotéia Ashcar. Dorotéia é o verdadeiro cérebro da família Ashcar, rivais de Michelle (Luiz Guilherme) e sua família, os Vêneto. Articulada, impiedosa e sanguinária quando acha que precisa impor respeito, ela exerce seu poder sobre o irmão, Danilo (Gustavo Machado). A relação entre os irmãos é complexa. Fogosa e voluntariosa, gosta de seduzir empregados, mas logo se cansa dos amantes. (Foto: Michel Angelo/Divulgação/Record)
Os atores Milhem Cortaz e Paloma Duarte

NUNCA ANTES NESTE PAÍS...

Ninguém no SBT acredita que, em pleno ano eleitoral, o governo federal vá deixar de gastar milhões em publicidade na emissora só porque uma de suas comentaristas-âncora cometeu uma gafe no mês passado, quando defendeu criminosos que acorrentaram um menor a um poste no Rio, por suspeita de que seria um ladrão. Ou "marginalzinho", nas palavras de Rachel Sheherazade...

MAS NUNCA MESMO...

A informação de que a Secretaria de Comunicação do governo federal (Secom) estuda punir a emissora de Silvio Santos pelo comentário atroz de sua âncora foi publicada na última quarta-feira (19) pelo site Congresso em Foco. No ano passado, o governo gastou R$ 153 milhões em publicidade no SBT —cerca de 10% do faturamento da emissora.

Crédito: Roberto Nemanis/Divulgação/SBT A apresentadora de telejornal Rachel Sheherazade
A apresentadora de telejornal Rachel Sheherazade, do SBT

QUEM É LEGAL

Julia Lemmertz

A novela "Em Família" (Globo) está bem chatonilda, mas Julia é uma das vigas de sustentação da trama, e tem brilhado, como sempre. Uma atriz completa e cativante, que tem expressão, carisma e a presença em cena digna dos chamados, desculpem o chavão, "monstros sagrados" da dramaturgia brasileira. Um verdadeiro espetáculo de atriz, que adota e compõe seu personagem por completo. Até nas mínimas cenas. Muitas palmas, que ela merece.


QUEM IRRITA

Melhores do Ano

O prêmio, cujo título já é tão egocêntrico que chega a ser constrangedor, cedido anualmente pela Globo aos seus melhores funcionários, não deveria ser exibido no "Domingão do Faustão". Dado que não passa de uma homenagem ao seu próprio umbigo, escolhida por seus próprios umbigos contratados, a Globo deveria realizar a premiação no "Vídeo Show".

¹ Mangusto é um animal carnívoro da família Herpestidae, que se alimenta de serpentes. São parentes dos simpáticos e nervosos suricatos, estrelas de um reality show —esse sim um reality muito interessante— no Animal Planet.

PEGA A COBRA MANGUSTO, PEGA!

*>_<*

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias