Ricardo Feltrin

Em dez anos, ibope da Fórmula 1 despenca 55% na Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sem vitórias, sem estrelas nacionais e com carência até mesmo de pilotos que possam ser chamados de "promessas", a Fórmula 1 afunda no ibope na TV aberta. Dados obtidos por esta coluna apontam que nos últimos dez anos a Globo perdeu mais da metade da audiência nesses esporte: 55%, para ser mais exato...

Globo quer técnicos mais malvados com participantes em "The Voice"
Adnet diz que, se fosse pelo dinheiro, já teria deixado a MTV
Prêmio Multishow ficou em primeiro lugar entre canais pagos

DÉCADA PERDIDA

Em 2002, a média de ibope das transmissões da F1 foi de 19,4 pontos na Grande São Paulo. Este ano, até o GP disputado no último domingo, em Cingapura, caiu para 8,6 pontos (veja tabela abaixo).

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

MELHOR DORMIR...

O curioso é que durante essa longa queda de ibope da F1, o share (participação de cada emissora no conjunto de aparelhos ligados) continuou o mesmo nas outras TVs. Isso significa, ou indica, que o público que acompanhava a F1 não trocou as corridas por outras TVs ou programas. Não. Ele simplesmente deixou de ligar a TV. Uma mensagem mais ou menos do tipo: "Vou assistir a isso pra quê?"

ÚLTIMA ESPERANÇA

Notem na tabela acima que 2008, quando o ibope ainda chegou à razoável média de 17,1 pontos, foi o último ano em que Felipe Massa, de fato, teve chances de chegar ao título. Desde então a torcida convive apenas com desapontamentos, a cada ano e a cada nova corrida.

VALE ACRESCENTAR

...que os números da queda da F1 na Grande São Paulo são muito parecidos com os registrados no restante do país, no chamado Painel Nacional de Televisão. Em 2012, a média da F1 no PNT está em 8,5 pontos.

EU NÃO DISSE? EU NÃO DISSE?

Conforme o programa Ooops!, apresentado por este escriba na TV UOL, antecipou no último dia 4, a Igreja Universal do Reino de Deus acaba de fechar um acordo para comprar horários na grade de programação da RedeTV!. Segundo esta coluna apurou, a Iurd teria pago aos donos da RedeTV! um adiantamento de seis meses... O valor não foi revelado. Ainda não se sabe quantas horas a igreja ocupará diariamente...

GUERRA RELIGIOSA...

Uma das exigências da Iurd para fechar o negócio foi que seus programas deverão ser exibidos em horários próximos aos dos programas de Valdemiro Santiago e sua Igreja Mundial do Poder de Deus. Santiago é a "nêmese" de Macedo pois sua igreja é uma das que mais cresce hoje no país e também é a que mais tira fiéis da Universal. O modus operandi de ambas igrejas é basicamente o mesmo: "Dar ($ para a igreja) para receber (bênçãos dos céus)". Além das madrugadas na Record, a Iurd também compra horários na Gazeta.

AQUI SE FAZ...

Conhecida por seus famosos "calotes" em salários de funcionários e fornecedores, a RedeTV! agora prova do próprio veneno. A Igreja Mundial, de Santiago, está lhe devendo entre R$ 6 e R$ 10 milhões. Há meses a igreja não tem pago o aluguel do horário que compra na emissora.

Crédito: Fabio Braga - 9.jun.2011/Folhapress
O apresentador Ratinho durante seu programa em 2011

SÓCIO DO PATRÃO

O contrato de Ratinho com o SBT já está automaticamente renovado. Não mudou nada. Continua no modelo "sócio" do SBT: cada parte fica com 50% dos lucros publicitários e paga 50% das despesas de produção.

OUTRA NOVELINHA

A ideia do SBT na área dramatúrgica é transformar "Carrossel", no futuro, numa produção por temporadas (como esta coluna antecipou na semana passada). Embora a direção esteja muito feliz com o alto ibope da novelinha, vice-líder de audiência, os olhos agora estão voltados para o remake de "Chiquititas", que estreia em junho do ano que vem --que é quando "Carrossel" termina. Afinal, o SBT hoje não tem estrutura suficiente (pessoal, estúdios, cenografia etc.) para rodar duas novelas ao mesmo tempo.

SOOOOOOOBE!

Ricardo Boechat e Tatiana Vasconcellos

Dois dos maiores comunicadores do país e ambos reconhecidos e premiados como os melhores âncoras de 2012 --Boechat na Band e Tatiana na Bandnews FM. Ambos são simpáticos, articulados, divertidos e às vezes duros e indignados, quando necessário, seja em nome do ouvinte, da população ou do consumidor. Mas, no fim das contas, Tatiana fica com o prêmio máximo pois leva vantagem no quesito, digamos, "graciosidade". Sorry, Boechat!

DEEEEEESCE!

O urso besta e o deputado bobo

"Ted", animação com Mark Wahlberg, é um filme fraquíssimo, sem graça, com roteiro chato e que só tem de interessante (para os olhos) a Mila Kunis. Mesmo com todos esses adjetivos, o filme ganhou notoriedade nesta semana graças a um exibicionista nato chamado Protógenes Queiroz. Ex-delegado e hoje deputado "comunista", mas sempre de olho na ribalta, Protógenes se disse indignado porque o urso (besta) fuma maconha no filme, e que, portanto, faz "apologia às drogas". Por isso, ele disse que exigiria a suspensão do filme. Dá vontade de perguntar ao nobre deputado: o senhor também andou fumando?

tosse! tosse! tosse!

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias