Publicidade

colunistas - renato kramer

"A Grande Família" cresce com Laura Cardoso

21/10/2011 - 08h46

Publicidade

DE SÃO PAULO

Já não é de agora que a atriz Laura Cardoso passou a integrar o elenco de "A Grande Família", em participação especial. Especial porque é de praxe chamar assim as pequenas participações de grandes atores em filmes, seriados, novelas ou até mesmo em peças de teatro. No caso de Laura Cardoso, especial também por tratar-se de uma atriz "especial".

Desde a sua primeira aparição no seriado Laura Cardoso enriqueceu os episódios. Sua presença por si só traz uma densidade dramática ao enredo, que mesmo as cenas mais cômicas ficam carregadas de emoção.

O episódio do reencontro de Dona Glória (Laura Cardoso) com o seu filho Lineu (Marco Nanini) foi comovente. Parecia impossível que um seriado de humor pudesse tornar-se tão intensamente dramático e envolvente, sem perder o fio condutor da comédia.

Estevam Avellar/TV Globo
A atriz Laura Cardoso como Glória em "A Grande Família"
A atriz Laura Cardoso como Glória em "A Grande Família"

Ontem foi o dia da ciumeira, no episódio "Nenê Cantora". Dona Glória apresenta o compositor Celso Tadeu (numa participação deliciosa do cantor Jerry Adriani) para Nenê (Marieta Severo), que dá início à sua carreira de cantora. Ele fica encantado com Nenê e logo compõe uma nova canção para que ela inclua no seu repertório. Glória morre de ciúmes.

Lineu percebe o extremo envolvimento de Nenê com a sua nova empreitada e, insuflado por sua mãe (Glória), vai assistir o show da esposa. Lá percebe mais ainda: a animação de Celso Tadeu pela nova cantora e parte para cima do compositor quando o vê abraçando Nenê efusivamente.

Ciúme. Puro ciúme. Paralelamente, Agostinho Carrara (Pedro Cardoso) anda se mordendo de ciúmes desde que Bebel (Guta Stresser) resolveu colocar silicone nos seios. Bebel virou a atração dos 'marmanjos' do bairro. Agostinho vira um tigre. "Vagabundo não respeita mais nem a mulher da gente", reclama o dono da Táxi Carrara ou Carrara Táxi.

O elenco mantém o frescor dos seus personagens. Pedro Cardoso, sempre impecavelmente vestido - com calças xadrez e camisas muito estampadas, num composé que literalmente 'veste' o Agostinho - faz com maestria o jogo de pausar o seu texto quando surpreso com alguma coisa e acelerá-lo, até ficar quase ininteligível, quando lhe convém. Um comediante nato.

Guta Stresser, com sua Bebel, o acompanha na medida exata. Joga a bola para ele quando necessário, mas sabe fazer o gol quando é a sua vez. Marco Nanini (Lineu) e Marieta Severo (Nenê) também fazem uma parceria primorosa. Ele veste a camisa do 'marido extremamente correto', um verdadeiro 'chato de galochas'. Ela faz perfeitamente a mãezona, que cuida dos filhos, do neto, da casa e do maridão - além de arriscar-se em pequenos arroubos - como o de ser cantora, como no episódio de ontem. Grandes atores.

Uma trupe de atores talentosos completam o atual elenco do seriado: Lúcio Mauro Filho (Tuco), Natália Lage (Gina), Márcia Manfredini (Abigail), Marcos Oliveira (Beiçola) e Tonico Pereira (Mendonça). Uma que deixou saudades ao desligar-se do programa foi a atriz Andréa Beltrão, que dava um show com a sua espalhafatosa e cheia de pulseiras 'Marilda'.
O ator e músico Evandro Mesquita vem se destacando com o seu personagem ligeiramente 'tosco', o mecânico Paulão. Ele tem o costume de trocar as palavras, o que lhe dá uma característica muito peculiar e divertida. Ontem, por exemplo, não conseguia dizer que Agostinho era muito ciumento. Dizia para o amigo: "Você é muito cimento, muito cimento!".
Afora as pérolas que solta de vez em quando. Ao perceber o nervosismo do amigo, Paulão soltou: "que é isso, Augustinho, tua mulher dormiu de calça jeans?!"

"A Grande Família" (Rede Globo), um clássico.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Veio para São Paulo e ingressou na Escola de Arte Dramática (USP), formando-se ator. Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Fez algumas colaborações para a Ilustrada e, sempre a convite, assinou a coluna Antena, da "Contigo". Nesse meio tempo, fez crítica de teatro para o "Jornal da Tarde" e na rádio Eldorado AM. Mais recentemente foi colunista da Folha.com, comentando o BBB11. Atualmente, além de atuar, cursa Filosofia.

  • Últimas notícias 
  •  

gostou? leia também

  •  

Publicidade

resumo das novelas

Siga agora o F5 no Twitter

Livraria da Folha