Renato Kramer

Com passagens por Band, Globo e Record, Fabiana Scaranzi diz que nunca cometeu gafe na TV

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Danilo Gentili recebeu no seu "The Noite" (SBT) desta segunda-feira (25) a jornalista que já foi a "moça do tempo" da Globo Fabiana Scaranzi.

"Jornalismo é conteúdo", declarou, quando questionada sobre a mudança de cenário do "Jornal Nacional" (Globo). "O que é importante quando você assiste um telejornal? Você saber das notícias, isso é o mais importante. Ponto. O resto, tudo bem mudar um pouco, para ter um respiro... e a Renata [Vasconcellos] é linda, é elegante, o [William] Bonner também, então ok."

"O Bonner é o James Bond brasileiro", complementou Gentili.

Quanto à sua preferência entre ser âncora ou repórter de rua, Fabiana respondeu: "O que eu acho mais nobre na verdade é ser repórter. Porque você vai a campo, você volta e conta aquela história, faz as pessoas entenderem às vezes em um minuto e meio uma história que pode ser muito complexa. Eu acho que transformar aquilo de um jeito que as pessoas entendam não é fácil", argumentou.

"Mas eu fui para a rua como repórter depois de ter sido apresentadora. Tudo ao contrário na minha vida, né? Quando eu estava prestando jornalismo, fiz um teste e já entrei na TV Globo no primeiro ano de faculdade", comentou Fabiana.

Na falta de um repórter, a caloura de jornalismo foi cobrir uma rebelião de uma cadeia paulista. Ficou surpresa ao ser reconhecida pelos populares que estavam nas redondezas e gritavam seu nome. "Eu, ali em pé para entrar ao vivo no 'Jornal da Globo', e aí de repente eu ouço: Fabiana, Fabiana Scaranzi, Fabiana linda. A rebelião acontecendo, o pessoal ali fora gritando o meu nome e eu morrendo de vergonha. Porque geralmente as pessoas conhecem mais rapidamente o apresentador do que o repórter".

A jornalista conta que fez matérias marcantes, como sobre viciados em drogas pesadas, crianças maltratadas pelos pais —"me emocionei muito durante essa matéria". "Correu algum perigo de vida?", perguntou o apresentador. "Não. Tenho mais medo das pessoas normais do que de algum lugar perigoso", respondeu.

Crédito: AgNews Fabiana Scaranzi em coletiva de apresentação da programação da Record em 2014, na sede da emissora na Barra Funda em SP
Fabiana Scaranzi em coletiva de apresentação da programação da Record em 2014, na sede da emissora na Barra Funda em SP

"De todas as pessoas que vêm aqui eu peço pra produção buscar nas profundezas do inferno alguma gafe que ela cometeu ao vivo. De você a gente não encontrou nenhuma", declarou Gentili, decepcionado. "Você nunca cometeu uma gafe ao vivo?". "Desculpa, mas eu acho que não", respondeu Fabiana com ar de vitória. "Ou eu disfarcei muito bem", acrescentou.

Enquanto relatava um fato que acontecera quando apresentava um telejornal ao lado de Carlos Tramontina, Fabiana percebeu que um de seus brincos caiu. "Ai, perdi meu brinco", comentou rápido. "Olha, entra para os anais da história da televisão brasileira, Fabiana cometendo uma gafe aqui!", comemorou Gentili.

"Na verdade não foi gafe, eu quis te ajudar, entendeu?", brincou a jornalista, que também foi modelo quando bem jovem por acaso. "Acho que as melhores coisas da vida são assim: vem na surpresa mesmo, né?", comentou Fabiana, que fez mais de 150 capas de revista mundo afora.

"Você foi chamada para fazer novela?", quis saber o apresentador. "Fui. Mas é um sacrilégio eu falar que fui atriz. Deixa isso para quem sabe fazer, né? Mas eu descobri o veículo televisão, que eu curto muito fazer, mas como apresentadora, como repórter, não atriz", confessou a autora de "Mulheres, Muito Além do Salto Alto" (Editora LeYa).

"Comecei a receber muitas mensagens me dizendo: 'Fabiana, você está envelhecendo bem, não tá inteira botocada'. E as mulheres sempre me perguntavam o que eu fazia na pele, nos cabelos, sobre o que eu comia, se malhava, enfim... e eu resolvi colocar tudo isso num livro. Mas colocar saúde e bem-estar junto, porque eu acho que a beleza vem junto com saúde e bem estar", conta a jornalista.

"Eu passei por um processo de aceitação todos os dias, porque você se vê diferente do que você era", confessou Fabiana, que está belíssima aos 48 anos de idade. "Eu com 35 [anos] estou muito mais acabado", brincou Gentili, que cutucou a jornalista sobre o motivo da última foto do livro ser do seu casamento. "Quem seguir as dicas do livro desencalha?".

"Esse é o meu segundo casamento, e tem a ver com bem-estar, na verdade. Eu só fui me casar novamente quando eu encontrei um parceiro que ia me agregar. Porque, se for para atrapalhar, a gente fica sozinha, né mulherada? As pessoas ficam nessa ditadura das calorias e se esquecem de que a beleza também vem de estar feliz", concluiu Fabiana, bela e elegante.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias