Renato Kramer

Eliana revela que chegou a fazer terapia ao deixar de apresentar programa infantil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O "The Noite" (SBT) da última quinta-feira (19) resgatou a entrevista com a apresentadora Eliana de novembro de 2014. Essa época do ano é de praxe quase todos os programas de entrevista ainda estarem de férias.

A apresentadora estava às vésperas de ser a madrinha do Teleton pelo segundo ano consecutivo. "Depois que você vira mãe, você fica muito mais sensível a essas causas. Na verdade quem sobe ao palco ou quem visita a A.A.C.D. (Associação de Assistência à Criança Deficiente) não é a madrinha, não é a apresentadora, não é a artista: é a mãe, é a mulher, é aquela que se sensibiliza com aquelas mães que estão ali lutando junto com os seus filhos, bravas e fortes para o que der e vier, com muita esperança", declara Eliana.

"Como é ser mãe?", perguntou Danilo Gentili. "Eu dou graças a Deus porque eu tenho o privilégio de poder organizar a minha agenda", diz a apresentadora. "Eu tenho uma editora de livros, eu tenho um portal feminino, tenho o programa aqui que apresento aos domingos, mas fora isso tem as externas. Recentemente eu fiz uma matéria superinteressante com moradores de rua", comenta Eliana.

"Eu trabalho todos os dias, mas as manhãs eu dedico ao meu pequeno Arthurzinho, que fez 3 anos agora, e é uma delícia! Eu renasci com ele! A maternidade traz isso, a gente aprende a ser mãe, a gente aprende a ser uma nova mulher, a ser melhor, a enxergar o mundo de forma diferente", declara a apresentadora.

Eliana não poupa elogios ao seu primogênito: "O Arthur é uma criança muito na boa, ele não me dá trabalho algum —claro que tem as birras, tem todas as questões de uma criança, mas de uma maneira geral o Arthur é uma criança tranquilinha. Ele vem às vezes me assistir no programa, fica deitadinho só assistindo as atrações", conta a apresentadora.


"O Arthur já conheceu o seu trabalho infantil?", quis saber Gentili. "O Arthur conheceu faz dois meses, por conta própria ele entrou no meu escritório em casa e achou um DVD e falou assim: a mamãe!", relata Eliana. "Eu não tinha contado nada para ele, até porque ele é muito pequenininho. Ele falou: eu quero ver. Aí eu coloquei e ele então descobriu que eu falava e cantava com crianças e perguntava assim para mim: por que eu não tava lá? Me leva lá? Eu quero ir nesse lugar!", conta Eliana.

"Você é a única mulher brigando pela audiência nos domingos e que leva vantagem muitas vezes, não é?", ressalta Danilo. "Sim, isso já faz nove anos. São 26 anos de carreira. Essa transição do infantil para o público família não foi nada fácil, foi muito difícil mesmo", declara Eliana. A emissora na qual eu trabalhava, a Record, me pediu, foram taxativos: você precisa mudar! Não dá mais para apresentar programa infantil, as crianças estão mudando, o cenário da TV nesse universo infantil é outro... Eliana, está na hora de mudar!", relembra.

"Aí eu fiquei oito meses me preparando, fiz terapia, porque não adiantava eu colocar uma roupa mais feminina, mais mulher, mais adulta, e eu não conseguir me comunicar com o público. Porque toda a vez que eu ouvia: atenção gravando, a minha voz mudava —parecia até que eu usava um gás hélio, porque quando a gente fala com criança a voz fica naturalmente mais doce. E eu fiquei 16 anos fazendo isso na minha vida!", argumenta Eliana.

"Aí eu consegui mudar tudo, menos a risada que vocês podem ver que continua horrorosa!", observa a entrevistada. "Mas deu muito certo. Isso foi em 2005, foi o primeiro programa apresentado por uma mulher aos domingos, ficou em segundo lugar absoluto e hoje, já na vice-liderança, eu estou muito feliz de ser essa representante feminina aos domingos. E agradeço o carinho de toda a família", arremata.

"Foi um verdadeiro drama essa transição, mas o resultado foi muito bom para mim. E a minha grande felicidade foi quando eu recebi um telefonema do nosso patrão Silvio Santos depois de 11 anos falando que gostaria que eu voltasse para o SBT. Foi a maior realização profissional da minha vida! Voltar para a emissora para dividir os domingos com esse homem que o Brasil tanto admira foi um baita presente. Concretizou tudo aquilo que eu vinha fazendo e para o que vinha trabalhando seriamente", declara Eliana.

"O Silvio Santos te ligou e disse: eu quero você de volta no SBT?", questiona Gentili. "A princípio, como todo o mundo que recebe uma ligação do Silvio acha que é trote —fazia muitos anos que eu não falava com ele. Veio um número no meu celular que eu não conhecia, eu não atendi. Então veio uma mensagem: "Eliana, é o Silvio. Você pode me ligar por favor?". Eu falei, meu Deus! E ouvi novamente a mensagem", conta a apresentadora.

Ainda não muito convencida, Eliana deu o telefone para o seu então marido João [Marcelo Bôscoli] ouvir. Ambos chegaram à conclusão que era mesmo Silvio Santos. Então a apresentadora ligou de volta, era Silvio mesmo e marcaram de conversar e foi tudo "muito bacana", conclui. "Eu tenho medo que o Silvio me ligue e diga: quero que você saia do SBT!", brinca Danilo Gentili.

Antes de encerrar o bate papo bem humorado, Eliana ainda faz menção às pessoas que à "sacaneiam" na internet criticando o tamanho de sua testa. "Dizem até que parece um outdoor de tão grande! Mas a minha sorte é que é sinal de inteligência!", vinga-se a lourinha.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias