Renato Kramer

Bibi Ferreira volta aos palcos e emociona a plateia às vésperas de completar 92 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A grande diva brasileira de todos os palcos Bibi Ferreira voltou ao cartaz nesta sexta-feira (30) com o seu espetáculo "Bibi, Histórias e Canções".

Do alto dos seus 91 anos de idade – "insistindo em permanecer de pé!", segundo a própria estrela, Bibi Ferreira levou a plateia lotada do Teatro Frei Caneca (SP) ao delírio.

Em uma sensível e bem humorada retrospectiva das suas sete décadas de carreira – "no século XVII eu tinha uns 13, 14 anos", brinca Bibi – a atriz canta diversas canções que fizeram parte dos grandes espetáculos e shows do seu extenso currículo.

Acompanhada de uma competente orquestra formada por vinte músicos, regida pelo maestro Flávio Mendes, que também a auxilia no roteiro do espetáculo, Bibi canta o tema de "Minha Querida Dama" (versão de 1962 de "My Fair lady"), de "Alô, Dolly!" (de "Hello, Dolly - 1968), alguns deliciosos fados de "Bibi Vive Amália Rodrigues" e canções contundentes da inesquecível peça que protagonizou : "Gota D'Água" (1975), de Chico Buarque e do seu ex-marido Paulo Pontes.

"Acho que não se fez nada igual desde então", observou Bibi sobre esta última. E ela esteve realmente soberba em "Gota D'Água". Mas a grande dama dos palcos ainda brinca com as óperas clássicas, cantando-as com letras de sambas ou textos nacionais. O público delira.

Claro que não poderia faltar um momento "Piaf", com canções tiradas de outro grande sucesso da cantora: "Piaf - A Vida de Uma Estrela da Canção" (1983). "Piaf era uma excelente cantora", declara Bibi, "porque ela cantava com a alma as suas paixões. Foi uma mulher que amou muito!".

Bibi Ferreira também canta com a alma. E enfeitiça a todos com a musicalidade de sua voz e as nuances de suas interpretações em estilos tão diversos. Atualmente Bibi ensaia o repertório do seu próximo show, somente com canções de Frank Sinatra. Para encerrar com chave de ouro o espetáculo desta sexta, Bibi pegou a letra de algumas e deu uma pequena mostra do novo show. "Eu ainda não decorei", explicou a filha do saudoso Procópio Ferreira.

Junte-se um belo repertório, uma voz intensa e melodiosa, interpretações profundas e precisas e uma extensa carreira de sucessos e tem-se "Bibi, Histórias e Canções", com a diva Bibi Ferreira sob a direção de João Falcão, cantando e encantando a todos. Só até 27 de julho.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias