Renato Kramer

Pedro Bial revela sonhar com os textos de eliminação do 'Big Brother'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pedro Bial, apresentador do "Big Brother Brasil", esteve no "Altas Horas" (Globo) deste sábado (12) e contou como prepara os seus famosos discursos de eliminação.

Serginho Groisman quis saber com quanto tempo de antecedência o jornalista prepara o texto do paredão. Não poderia ser muito antes do veredito, pois a votação não é encerrada minutos antes do anúncio do eliminado?

"Depende da edição. Nesta edição ['BBB14'], como teve muito paredão no início, não tinha muito tempo, era meio em cima do laço", afirmou o apresentador.

"Em geral, abre o paredão no domingo com uma tendência de votação", confidencia Bial. "Eu já sei mais ou menos quem está na bola sete. Aí, eu arrumo um jeito de fazer uma apuração jornalística, antes de escrever o discurso", explica.


Se fôssemos seguir sempre as tendências de votação, teriam acontecido eliminações um tanto contraditórias nesta última edição, mas enfim...

"Vejo assim o percurso, a trajetória que aquela pessoa teve. Às vezes, falo mais da pessoa que vai sair [como saber antes de encerrada a votação?], às vezes mais da pessoa que vai ficar —pra dar pista e contra-pista", continua Bial.

"Mas eu começo a partir do domingo à noite [formação do paredão] até a terça-feira [eliminação] eu tô trabalhando, pensando...às vezes eu escrevo na véspera (?), às vezes escrevo só antes do programa".

É impressão minha ou isso pode colocar uma boa pulga atrás da orelha?

Para encerrar a questão dos discursos eliminatórios, Bial complica um pouco mais. "Tem vezes assim que eu vou dormir com uma ideia, sonho, acordo e o texto sai —assim, a mão escreve, os dedos escrevem— já tá pensado, o inconsciente já pensou". Sim, mas o povo ainda não votou!

O que talvez aconteça, mas que o jornalista não deixou claro, é que o "corpo" maior do texto seja escrito antes e as frases finais, com o veredito depois de encerrada a votação, seja acrescentado rapidamente no intervalo do programa. É o mais provável. Mas essa história de "sonhar" ou "escrever na véspera", sobre quem vai sair ou ficar, ficou um tanto mal contada.


Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias