Renato Kramer

Milhem Cortaz tem presença marcante no terceiro capítulo de 'Milagres de Jesus'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Record levou ao ar o terceiro capítulo da série "Milagres de Jesus" nesta quarta-feira (5) com o episódio "Leproso de Genesaré", em mais um excelente roteiro de Renato Modesto.

Barzilai (Milhem Cortaz, em atuação intensa e contagiante) é um rico e arrogante comerciante de peixes. O mundo parece girar em torno dele próprio, até que um incidente lhe tira do sério.

Um leproso de nome Job (José Dumont, sempre impecável) se aproxima de Barzilai e lhe pede comida. O inclemente comerciante exige que Job seja apedrejado por ser impuro e ameaçar a todos com o contágio da lepra.

Um dos seus mais antigos empregados, o bondoso Dror (na bem vinda volta à telinha de Paulo Gorgulho) evita que o pior aconteça e Job escapa da morte.

Autoritário e irredutível, Barzilai não permite que o jovem Gad (Micael Borges, numa excelente caracterização), filho de Dror, se aproxime de sua única filha Livana (Juliana Xavier). Não aceita nem os rogos de sua própria esposa Chaia (Marcella Muniz, mostrando a que veio), já nos últimos meses de gravidez.

E o tão esperado filho homem de Barzilai vem ao mundo. No mesmo momento em que comemora, o comerciante descobre que foi amaldiçoado: pegou a lepra!

Crédito: Reprodução/Rede Record Milhem Cortaz como Barzilai no terceiro episódio de "Milagres de Jesus"
Milhem Cortaz como Barzilai no terceiro episódio de "Milagres de Jesus"

Todo o processo de sofrimento e aprendizado de Barzilai que vem a seguir é vivido com muita intensidade pelo ator Milhem Cortaz. Em contraponto, a serenidade e a sabedoria do Job de José Dumont — o homem a quem Barzilai quase matara apedrejado, o único que o acolhe na sua derrocada. Uma grande lição de vida, desenvolvida com emoção pelos diálogos fluentes e poéticos de Renato Modesto.

O bom e velho Job vem a falecer, não antes de aconselhar Barzilai a procurar pelo mestre e rogar-lhe ajuda. O comerciante, já tomado pelas chagas da doença, chega até Jesus e, de joelhos, lhe implora a cura. O Filho do Homem impõe-lhe as mãos ao rosto repleto de feridas e, quando as retira, Barzilai está completamente curado.

"Milagres de Jesus" mantém o clima etéreo e solene que uma série religiosa exige. Cenografia e figurinos de primeira linha. Em "Leproso de Genesaré", um louvor especial à maquiagem.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias