Renato Kramer

Participação de Wagner Moura valoriza ainda mais "A Menina Sem Qualidades"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na reprise dos primeiros episódios de "A Menina Sem Qualidades" (MTV) na madrugada desta segunda-feira (3), o destaque ficou por conta da participação especial do ator Wagner Moura.

Foi apenas uma cena em "flashback" do personagem Alex (Rodrigo Pandolfo) no quarto episódio. Ele contava para Ana (Bianca Comparato) sobre um fato que acontecera quando era pequeno e estava de carro numa estrada com o seu pai (Wagner Moura).

Mas Wagner Moura, com todo o seu já comprovado talento, transformou a pequena cena num grande momento. Seu personagem não consegue decidir que direção tomar em uma bifurcação a sua frente e bate o carro.

Muito machucado com a batida, olha para o pequeno Alex ao seu lado, que nada sofrera, e diz, em meio à dor e à angústia: "não há escolhas, meu filho...é tudo um jogo! Sinto muito". Foi o que bastou. Não há pequenas cenas para grandes atores.

Crédito: Stefano Martini/Divulgação O ator Wagner Moura participa da série da MTV "A Menina Sem Qualidades"
O ator Wagner Moura participa da série da MTV "A Menina Sem Qualidades"

Bianca Comparato continua à vontade no papel da protagonista Ana. "Eu não acredito em nada", declarou ela tranquilamente em conversa com a sua desencanada mãe Laura (Luna Martinelli). "Isso é culpa do seu padrasto!", retrucou Laura. "Não...eu já nasci assim", afirmou Ana convicta.

Laura tem certeza de que Ana está apaixonada pelo seu novo colega de escola Alex. O rapaz chamou a atenção da garota desde que se apresentou na classe a pedido do professor Tristán (Javier Drolas, do filme "Medianeras"). Entre outras coisas, o estranho jovem declarou: "qualidade? Não tenho nenhuma, pelo menos humana. Defeito? Nenhum...pelo menos desumano".

A interpretação excessivamente econômica de Rodrigo Pandolfo no papel do misterioso Alex chega a causar um certo estranhamento de início, mas logo em seguida se torna o seu maior poder de sedução.

É Alex quem apresenta à Ana o livro "O Homem Sem Qualidades", de Robert Musil, quando ainda na mesma ocasião confessa ser o seu livro de cabeceira. Instigada pela importância que Alex dá à obra, Ana corre para encontrar o livro e o devora.

A direção sensível e competente de Felipe Hirsch, o bom trabalho dos jovens atores que se entregam de corpo e alma para o roteiro intenso e intrigante, a qualidade da trilha sonora --sem falar do "upgrade" de uma participação especial como a de Wagner Moura-- fazem de "A Menina Sem Qualidades" da MTV, agora de segunda à quinta-feira à meia-noite, um excelente programa.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias