[an error occurred while processing this directive]
Renato Kramer

"Vídeo Show Retrô" elege "Avenida Brasil" como maior destaque da TV em 2012

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cenário de abertura do "Vídeo Show Retrô 2012" desta quarta-feira (26) era a mansão do 'Seu Tufão' (Murilo Benício, em 'Avenida Brasil').

Chega uma limusine no portão principal e 'Severino' (Paulo Silvino, em seu personagem de 'Zorra Total') é quem vem atender. O vidro do motorista se abre e ele vê o 'Vídeo Boy' numa bela armadura azul cheguei. "Isso não é um motorista, isso é uma bichona!!!", diz Severino, fazendo uso de seu famoso bordão.

E esse foi o tom do programa todo. Ao invés de apenas relatar os destaques do ano da Rede Globo de Televisão, o Vídeo Show Retrô foi criativo, leve e muito divertido - utilizando não só a cenografia como muitos personagens da novela que causou furor em 2012: Avenida Brasil.

Assim que é Zezé (Cacau Protásio) quem recebe André Marques e Ana Furtado na porta da mansão. Zezé dá uma de tiete, acomoda-os no sofá e corre para a cozinha contar para Janaína (Claudia Missura) sobre as visitas. "Calma, mulher! A novela já acabou!!!", adverte-a Janaína.

É quando chegam na sala Leleco (Marcos Caruso) e Ivana (Letícia Isnard) para receber os apresentadores do Vídeo Show. Aí então começam a assistir juntos a premiação.

A primeira categoria já fica literalmente em casa: a 'vilã mais sinistra de 2012' é Carminha (Adriana Esteves) - nem poderia deixar de ser. É Valéria (Rodrigo Sant'anna) de 'Zorra Total' quem anuncia a vencedora: "a loira do Divino...acho ela a mais sinistra. Carminha, ai como ela tá bandida!".

Para escolher o 'corno do ano' foi chamado o expert no assunto: o cantor Reginaldo Rossi, que decretou em versos: "Tufão, é você, meu irmão!". Ao que Ivana logo acrescentou: "foi mal, meu irmão - tu nunca mais vai poder fazer um gol de cabeça!".


O maior 'personal-bajulator' ficou com Socorro (Titina Medeiros, em 'Cheias de Charme'), que babava o ovo da poderosa Chayene (Claudia Abreu). O pior cantor de chuveiro de 2012 ficou com o Max (Marcello Novaes) - o vilão desafinado.

Na volta do primeiro intervalo, André Marques e Bruno de Luca aparecem no 'lixão', contracenando com a pequena Rita (Mel Maia), que leva o troféu de 'criança mais fofa da televisão'.

Então aparece Adelaide (Rodrigo Sant'anna) para decretar a 'mãe mais desnaturada de 2012'. E Carminha recebe o seu segundo troféu. No quesito 'melhor quitute do ano' ganha o acarajé de Gabriela (Juliana Paes). A 'pulada de cerca' de maior destaque fica com Cadinho (Alexandre Borges) e suas três esposas.

Zezé reclama para si o troféu seguinte: a personagem mais esculachada em 2012. "Fui eu", assegura Zezé, "mais esculachada que eu não existe!". E acertou em cheio. Foi Zezé quem venceu nessa categoria. Feliz da vida com o seu prêmio, Zezé anuncia: "eu ganhei! A Janaína vai morrer de inveja!".

Quem seria a personagem mais fashion do ano? Sim, a fabulosa Chayene. Mas é Socorro quem vem buscar o troféu para entregá-lo à sua amada 'brabuleta'. Já na melhor declaração de amor o descolado Darkson (José Loreto) fica com o primeiro lugar. Mas ele não pode receber o troféu por estar em pleno beijo apaixonado com Tessália (Débora Nascimento), sua atual namorada.

O casal mais sem vergonha? Ora, Leleco e Muricy (Eliane Giardini). "Muricy! A taça é nossa!", comemora Leleco. E o seu rival Adauto (Juliano Cazarré) é quem recebe o troféu 'Seu Creysson', personagem que se destacou por suas 'pérolas de sabedoria'. "Eu sou muito burro", confessara ele para Muricy numa cena da novela. "Você não é burro, não", consolou-o a amante, "você só não pensa antes de falar!".

E a 'periguete mais ariranha' também saiu de 'Avenida Brasil': a Suelen (Ísis Valverde) dos dois maridos e mil e um 'peguetes' do Divino. E foi também do Divino o 'melhor barraco': Monalisa (Heloisa Périssé) se agarrando com Carminha. "Você quebrou o meu salão, eu quebrei a tua cara!", disse Monalisa na lata da arquivilã.

Para encerrar, a melhor empreguete de 2012 não foi uma só, foram três: as três marias de 'Cheias de Charme' - Maria Aparecida (Isabelle Drummond), Maria da Penha (Taís Araújo) e Maria do Rosário (Leandra Leal).

Quando estão todos dançando ao som do famigerado 'oi,oi,oi', aparece 'Calminha' (Rodrigo Fagundes - olha a faca!) numa camisa de força, vociferando: "é tudo culpa da Rita!", e a cena congela em preto e branco.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias